“Para a gente é importante e uma segurança a mais que se tem”, afirma a diretora da escola municipal de ensino fundamental São Judas Tadeu de Linha Grã-Pará, Lisiane Siebeneichler.

O educandário é um dos 21 localizados na área rural que tem recebido os Planos de Prevenção Contra Incêndios (PPCI’s).

O serviço que possui recursos atrelados a Secretaria de Educação de Venâncio Aires está sendo realizado desde agosto pela empresa Arnold & Gund Ltda do município de Novo Hamburgo, que venceu o processo licitatório, na modalidade tomada de preços.

Os investimentos se aproximam dos R$ 50 mil e todas foram licitadas em um mesmo processo que abrangem unidades com menos de 750 metros quadrados de área construída.

Reunindo as 21 escolas municipais de ensino fundamental, o trabalho garante uma prevenção para 427 alunos, segundo dados da Secretaria de Educação.

Treinamento e prevenção

Na Emef São Judas, visitada pela reportagem, as instalações envolvem quatro extintores, placas de sinalização e luminárias de emergência. Os itens são exigência do PPCI e em alguns casos envolvem, por exemplo, adequações de portas que não foi necessário em Linha Grão-Pará.

No educandário de 70 alunos e com ensino até o 9° ano, a diretora Lisiane Siebeneichler explica que antes não havia esse sistema de prevenção, mudança que é de suma importância. “Um trabalho de troca na fiação elétrica feito há cerca de dois anos também colaborou com a segurança, quando tivemos a ampliação do espaço aqui.”

Foto: Maicon Nieland / Folha do MateA Emef São Judas Tadeu em Linha Grão-Pará é uma das escolas que recebeu os novos itens de prevenção.
A Emef São Judas Tadeu em Linha Grão-Pará é uma das escolas que recebeu os novos itens de prevenção.

A etapa de execução por parte da empresa, que tem prazo para ser finalizado até 14 de novembro, é a última, antes da vistoria do Corpo de Bombeiros do município.

Quando as adequações foram finalizadas, a empresa tem a tarefa de solicitar as visitas da guarnição, para posterior liberação do alvará, que se estiver conforme a nova legislação, é válido por três anos.

Emefs licitadas:

1° de Maio (Linha Santos Filho)Alcebíades Moreira (Alto Paredão)Bento Gonçalves (Estância São José)Cristino Goulart da Silva (Cerro dos Bois)Deolindo Pereira da Costa (Arroio Grande)D. Pedro I (Cerro dos Bois)Gabriela Mistral (Santa Emília)General Osório (Linha Travessa)João Cândido de Moura (Linha Marmeleiro)Narciso Mariante de Campos (Tangerinas)Nossa Senhora de Fátima (Campo Grande)Osvaldo Cruz (Linha Cachoeira)Presidente Vargas (Linha Stamm)Professora Rosina Schauenberg (Rincão de Souza)Reynaldo Hugo Döring (Grão-Pará)Rui Ramos (Campo Grande)Santa Catarina (Marechal Floriano)São Judas Tadeu (Grão-Pará)São Pedro (Linha Antão)Tiradentes (Picada Mariante)Venâncio Aires (Canto do Cedro)

Mais detalhes na edição impressa do jornal Folha do Mate de 22/10/2014.