Encerra na próxima terça-feira (18), o período de pré-inscrições para o Processo Seletivo nos cursos técnicos subsequentes da modalidade de Educação a Distância (EaD), oferecido pelo Sistema Rede e-TEC Brasil, em parceria com o Instituto Federal Sul-rio-grandense. Interessados em participar devem acessar o site www.ifsul.edu.br/processoseletivo e realizar o cadastro. Entre os dias 19 e 23 de novembro, os inscritos devem retornar ao endereço eletrônico para confirmar a inscrição. No câmpus Venâncio Aires estão disponíveis os cursos de Técnico Em Agroindústria e Técnico em Biocombustíveis.
A prova será aplicada no dia 14 de dezembro, com início às 14 horas, e terá a duração de 3 horas. Será constituída de 15 questões de Língua Portuguesa, 15 de Matemática e 10 de Informática, totalizando 40 questões. Os conteúdos programáticos das disciplinas que fazem parte da prova de seleção para o curso de opção do candidato estarão à disposição no Edital. Serão 50 vagas para cada curso.
Cursos:
Técnico em agroindústria:
O técnico em Agroindústria operacionaliza o processamento de alimentos nas áreas de laticínios, carnes beneficiamento de grãos, cereais, bebidas, frutas e hortaliças. Auxilia e atua na elaboração, aplicação e avaliação de programas preventivos, de higienização e sanitização da produção agroindustrial. Atua em sistemas para diminuição do impacto ambiental dos processos de produção agroindustrial. Campo de atuação: indústrias de alimentos e bebidas, agroindústrias, laboratórios de controle de qualidade e instituições de pesquisas. Técnico em Biocombustiveis: Atua no processamento de biocombustíveis sólidos, líquidos e gasosos, supervisionando desde a aquisição e beneficiamento da matéria-prima até sua comercialização e distribuição. Executa o processamento de óleos vegetais, transformando-os em biocombustíveis líquidos. Atua na produção de biocombustíveis sólidos a partir da utilização de produtos oriundos de florestas energéticas. Em, sua atuação, auxilia o controle de qualidade da produção. Promove e incentiva a organização do associativismo na cadeia de produção de biocombustíveis. Campo de atuação: Entre os campos de atuação profissional do técnico em biocombustíveis tem-se: comercialização e gestão; indústria de biodiesel; laboratórios de controle de qualidade; usinas de açúcar e álcool; empresas distribuidoras de biocombustíveis; indústrias siderúrgicas demandantes de carvão vegetal; fazendas de produção; cooperativas.