Encerra na próxima quarta-feira, 29, o período de pré-inscrições para o vestibular de verão do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Interessados em participar do processo seletivo devem acessar o site www.ifsul.edu.br/processoseletivo e realizar o cadastro. Entre os dias 30 de outubro e 05 de novembro, os inscritos devem retornar ao endereço eletrônico para confirmar a inscrição. O câmpus Venâncio Aires oferece 160 vagas para os cursos técnicos de Informática e Refrigeração e Climatização e Eletromecânica, integrados ou subsequentes ao ensino médio. Os alunos aprovados no processo seletivo vão ingressar no IFSul no primeiro semestre de 2015.
Cursos
Com duração de quatro anos, os cursos integrados ao ensino médio são voltados a pessoas que concluíram o ensino fundamental. As aulas ocorrem de dia e trabalham matérias básicas e conteúdos específicos da área. Ao final da capacitação, os estudantes se formam no ensino médio e recebem o diploma de técnico, o que amplia as chances no mercado de trabalho. Já o curso subsequente tem aulas à noite, duração de dois anos e é voltado para quem já concluiu os estudos básicos.
O técnico em Refrigeração e Climatização é habilitado para atuar em indústrias, residências, veículos e estabelecimentos comerciais e de serviços. O profissional pode atuar na elaboração de projetos; execução e supervisão da instalação e da manutenção de equipamentos e instalações de refrigeração e climatização. Além disso, pode atuar na comercialização e no comando desses equipamentos e dessas instalações.
O Técnico em Eletromecânica atuará no planejamento e execução da manutenção elétrica e mecânica de equipamentos e instalações industriais, no projeto e execução de instalações elétricas e mecânicas, bem como na operação de processos e equipamentos em plantas industriais, tendo como campo de atuação empresas de manutenção e automação industrial, indústrias, concessionárias de energia e laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa.
Já o profissional egresso do curso Técnico em Informática poderá trabalhar de forma autônoma, em instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Entre suas capacidades estão desenvolver programas para computadores e similares; instalar, configurar e realizar manutenção de softwares. Além disso, o técnico em Informática é capacitado para treinar e dar suporte técnico aos usuários de ambientes computacionais.