As entidades representativas dos produtores de tabaco agendaram rodada inicial de reuniões para negociar o preço do tabaco da safra 2014/15. Nos dias dois e três de dezembro, na sede da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), em Santa Cruz do Sul, serão recebidas, de forma individual, as indústrias fumageiras e a expectativa das entidades é de conseguir um acordo com as mesmas.

Segundo o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, a assinatura do protocolo somente se dará mediante um percentual de reajuste que remunere e agrade ao produtor. “Na safra passada as negociações foram até o fim de janeiro e não houve consenso.

A representação, que havia proposto inicialmente 11,7%, foi até 10%, mas o valor ofertado não chegou nem perto, ficando em 6%, na maioria das empresas”, lembra.

A representação é formada pelas federações da Agricultura (Farsul, Faesc e Faep) e dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep) dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).