O prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, viaja na noite desta quinta-feira, 7, com destino à República Tcheca, considerada ponto tradicional de negócios e
transporte internacional desde os tempos que precedem o Império Romano. Artus é o único prefeito do estado a fazer parte da comitiva formada por 24 pessoas, entre elas representantes do Governo do Estado, Consulado da República Tcheca no Rio Grande do Sul, empresas como Badesul, Hospital de Clínicas e do ramo calçadista.
O objetivo da viagem visa intensificar o relacionamento bilateral entre o Rio Grande do Sul e o país europeu, conferir as oportunidades de investimentos e negócios identificadas nas áreas de transporte, indústria aeroespacial, energia, maquinaria, alimentação, saúde, tecnologias sociais, educação, cultura e turismo. Como o país europeu é importador de tabaco brasileiro, mas com mercado em expansão para a importação de carne, produtos do setor metal-mecânico e agroindustrial, Venâncio Aires é uma cidade com grande potencial de negócios.
Fernando Lorenz de Azevedo, cônsul honorário da República Tcheca, em Porto Alegre, esteve na Capital do Chimarrão em maio do ano passado, apresentando as vantagens e a grande oportunidade de o Estado e Municípios evoluírem através do estreitamento de relações com aquele país. No dia 10 de junho de 2015, o Governo do Estado assinou um Memorando de Entendimento de Integração e Interação Cultural, estabelecendo uma relação entre o Rio Grande do Sul e a República Tcheca com ênfase na cooperação cientifica e tecnológica.
A saída da comitiva será em Porto Alegre, às 19h30min desta quinta-feira, 7, com escala em Lisboa (Portugal) e chegada em Praga, capital da República Tcheca, às 18h desta sexta-feira, 8. Durante a próxima semana, a comitiva participa de palestras, além de visitações diárias em ministérios, embaixadas, academias de ciências, institutos de testes e pesquisas. O retorno está previsto para 16 de abril, às 10h, na capital gaúcha.