Prefeito avalia participação na XV Marcha em Defesa dos Municípios

De volta a Venâncio Aires, o prefeito Airton Artus avaliou a XV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada de 15 a 17 de maio, na Capital Federal. Hoje, 17, foi apresentada ao Congresso Nacional a Carta da Marcha, aprovada pelos prefeitos presentes no encontro. As principais reivindicações que pautaram os três dias de mobilização são: Restos a Pagar, Pisos Profissionais, Royalties, Reforma Tributária, Endividamento Previdenciário e Rio +20, por ordem de colocação.

Para Artus, a mobilização dos municípios é sempre válida para chamar atenção às diferenças que existem na distribuição de recursos entre Prefeituras, Estados e a União. “é nos municípios que as pessoas residem e são dos prefeitos que as pessoas cobram por mais qualidade na saúde, educação e segurança. Por isso, queremos uma divisão mais igualitária desses recursos ou, pelo menos, maior responsabilização das esferas estadual e federal, que não cumprem sequer com os investimentos constitucionais, especialmente na área da saúde”, ressalta o Chefe do Executivo.

Durante sua estada em Brasília, o prefeito acompanhou, juntamente com integrantes do Conselho Municipal de Entorpecentes, o Seminário Nacional: Os Municípios como Protagonistas no Enfrentamento ao Crack. O seminário tratou questões da prevenção, tratamento a usuários e segurança pública. Na quarta-feira, 16, ele participou ainda da instauração da Comissão da Verdade, que irá investigar crimes políticos realizados especialmente durante a Ditadura Militar.