
A Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) realizou na manhã desta segunda-feira, 31 de março, a eleição da nova diretoria da entidade. O prefeito de Candelária, Nestor Ellwanger, mais conhecido como Rim, foi aclamado como presidente. Ele ocupa o cargo no lugar do ex-prefeito de Mato Leitão, Carlos Alberto Bohn.
O 1º e o 2º vice-presidentes da Amvarp são Mano Paganotto, chefe do Executivo de Pantano Grande, e Ricardo Froemming, o Feijão, prefeito de Vale Verde, respectivamente. Da microrregião, ainda fazem parte da diretoria, o prefeito de Passo do Sobrado, Edgar Thiesen, o Amarelinho, como 1º secretário; o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, que assumiu como tesoureiro, e o chefe do Executivo de Mato Leitão, Arly Stöhr, o Flecha, que integra o Conselho Fiscal.
“É mais um desafio na minha vida pública e uma honra presidir a associação pelos anos de 2025 e 2026. Posso prometer bastante serviço e que vou trabalhar em conjunto com todos os colegas. Os desafios são diários e meus colegas prefeitos e prefeitas podem ter certeza que farei tudo aquilo que puder”, destacou em entrevista à Rádio Terra FM 105.1.
Ellwanger tem mais de 50 anos de experiência na vida pública. “Eu conheço bem as dificuldades que os Municípios enfrentam, cada um da sua maneira. Como sempre falo, a gente nunca sabe de tudo. O aprendizado é diário, seja na política ou em qualquer outra profissão. Por isso, estou tranquilo e vou fazer o que eu posso de melhor para atender todos os meus colegas prefeitos da região”, salientou.
No dia 2 de maio, uma sexta-feira, a Amvarp deve se reunir em Venâncio Aires, durante a programação da 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). O convite foi feito pelo prefeito Jarbas da Rosa, que ainda relatou que a intenção é realizar uma assembleia conjunta da entidade com a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e com o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale).
Despedida
Ao deixar o cargo de presidente da Amvarp, Carlos Bohn ressaltou a honra de ter representando os 17 municípios que compõem a entidade, totalizando mais de 400 mil habitantes. “A Amvarp é pioneira em termos de representação de municípios no Brasil e a primeira entidade municipalista no Rio Grande do Sul, desde 1961. Ela completará 64 anos no dia 3 de maio. Sem dúvida, foi um momento especial”, avaliou durante entrevista à Terra FM.
De acordo com ele, o objetivo foi manter o protagonismo da associação como uma entidade representativa dos municípios. Como exemplo disso, ele citou a mobilização para que a região integrasse o Plano Rio Grande, iniciativa do Governo gaúcho com foco na reconstrução e resiliência do estado após as enchentes de maio do ano passado.
Diretoria da Amvarp 2025-2026
• Presidente: Nestor Ellwanger (Rim) – prefeito de Candelária
• 1º Vice-presidente: Mano Paganotto – prefeito Pantano Grande
• 2º Vice-presidente: Ricardo Froemming (Feijão) – prefeito Vale Verde
• 1º Secretário: Edgar Thiesen (Amarelinho) – prefeito Passo do Sobrado
• 2º Secretário: Sérgio Moraes – prefeito de Santa Cruz do Sul
• Tesoureiro: Jarbas da Rosa – Prefeito de Venâncio Aires
Conselho Fiscal
• Paulo Joel Ferreira – prefeito de Boqueirão do Leão
• Gilson Becker – prefeito de Vera Cruz
• Arly Stöhr (Flecha) – prefeito de Mato Leitão
Suplentes
• Nazário Kuentzer – prefeito de Herveiras
• Benito Fonseca Paschoal – prefeito de Encruzilhada do Sul
• Marcelo Laufer – prefeito Gramado Xavier
RSC-287
• Um dos assuntos que esteve em pauta durante a assembleia da Amvarp diz respeito ao agendamento de uma reunião com a direção do Grupo Sacyr, do qual a concessionária Rota de Santa Maria faz parte, e com a Secretaria da Reconstrução Gaúcha, para tratar sobre a regularização dos acessos a propriedades e indústrias que estão localizadas às margens da RSC-287.
• O assunto foi levantado pelo prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, tendo em vista que neste mês devem recomeçar as notificações aos moradores para que a regularização seja feita, tendo em vista o projeto de duplicação da rodovia. Outros prefeitos concordaram com a relevância do tema e ficou acertado que será agendada uma reunião para tratar sobre o assunto.
Galeria dos ex-presidentes é inaugurada
Nesta segunda-feira, após a assembleia de eleição da nova diretoria da Amvarp, ocorreu a inauguração da galeria dos ex-presidentes junto ao prédio do Cisvale, onde a Amvarp tem uma sala para realizar as atividades. De acordo com o ex-presidente da entidade, Carlos Bohn, ao longo dos 63 anos de existência da associação, 48 prefeitos já a presidiram.
Bohn explicou que os quadros antigos que estavam guardados desde a mudança da entidade para o prédio do Cisvale foram restaurados. Além disso, foram pedidas fotos dos presidentes que assumiram a função depois disso para que todas fossem expostas. “É a história da Amvarp, dessa entidade muito representativa e importante. Os presidentes simbolizam todos que de alguma forma contribuíram, nesse período, para o desenvolvimento da região e para o fortalecimento da nossa associação, que representa todos os municípios”, enalteceu.
