A justificativa do prefeito Airton Artus para não vetar emenda do vereador José Ademar Melchior (PMDB), que pede ampliação do perímetro urbano, para área alagadiça, é para agilizar a aprovação do Plano Diretor, ainda este ano. A previsão é de sancionar o projeto na próxima semana.

A indicação feita pelo parlamentar Zecão foi aprovada pela maioria dos votos. Foram contrários, Jarbas da Rosa (PDT) e Eduardo Kappel (PP). A emenda pede ampliação do perímetro urbano, dos atuais 300 metros, para 500 metros, em direção ao norte, a partir da rua Fernando Manoel Schwingel. O local fica nas proximidades do arroio Castelhano. A iniciativa busca garantir autorização, a partir das diretrizes municipais, para a construção de um novo loteamento.

A decisão de Artus em sancionar o projeto, assim como foi aprovado na Câmara de Vereadores, é para validar as novas regras do Plano Diretor. “Precisamos encerrar este processo este ano, é por isso que não vamos vetar a emenda, porque poderia atrasar ainda mais.”

De acordo com o chefe do Executivo há empresas em Venâncio Aires que dependem da aprovação final do Plano Diretor para contratarem financiamentos em instituições públicas. “Alguns bancos permitem somente a aprovação dos recursos se as áreas estão no perímetro urbano ou rural, por isso, as demarcações estão catalogadas no documento final, o que serve de prova documental para contratar os recursos,” explica.

Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa deste fim de semana.