O impasse entre PDT e PT, partidos que lideram a Administração de Venâncio Aires ganha um novo episódio. Ontem o prefeito Airton Artus (PDT) liderou reunião com vereadores da base governista para tratar de ações e projetos do Governo, mas não teve a participação do PT, partido do vice, Giovane Wickert. Na notícia remetida pela assessoria de imprensa da Prefeitura, cita a participação da base como sendo composta, apenas, pelo PDT e DEM.
Em contato, por telefone, o prefeito disse à reportagem que o PT não foi convidado devido ao depoimento em uma entrevista, do presidente da Câmara de Vereadores, José Cândido Faleiro Neto, do PT, onde teria dito que não participaria mais das reuniões que antes aconteciam nas segunda-feiras, durante almoço. “Então a gente convidou os vereadores dos partidos alidos. Eu não sei se [o PT] é aliado ainda, pois não quer mais participar das reuniões da situação.” Para Artus, a aliança gera dúvidas pois, diante dos posicionamentos do PT na Câmara, “tem sido mais oposicionista do que situcionista”, declara. “Não vai ser iniciativa nossa esse convite, pois ficou bem claro o recado de que o PT não participaria. E vou mais longe. Acho que o PT não compreendeu as reuniões. Elas não eram para forçar os vereadores a defender. Isso já é um processo natural. As reuniões eram para explicar melhor os projetos.”
Entretanto, o prefeito garante que a situação não significa que tenha um conflito. “Temos uma boa relação com toda a oposição, inclusive com o PT. Mas a bancada situcionista 100%, esta sim é quem participa das reuniões do governo”, destacou.
Artus observou que há 40 dias, semanalmente, o presidente da Câmara faz declarações contrárias ao governo e que, até agora, não recebeu nenhum “desmentido” oficial do PT. “Desde a enchente, quando o PT convocou audiência pública para bater no governo, a gente ficou em dúvida se o PT estava em uma crise existencial para saber de que lado estava ou se aquilo era proposital.”A reportagem tentou contatar Faleiro Neto na noite de ontem, mas não obteve retorno por telefone, até o fechamento desta edição. A Folha também entrou em contato com Wickert, mas o número estava fora de área.
“ [O PT] tem sido mais oposicionista do que situcionista”
AIRTON ARTUS – PREFEITO
REUNIõESO objetivo de Airton Artus é reunir-se semanalmente para discutir ações de governo e projetos de lei que beneficiem o município. Segundo a assess oria, as reuniões, que serão sempre ao meio-dia das quintas-feiras, terão as participações de secretários municipais e parlamentares, bem como seus respectivos assessores. Os encontros servirão para detalhar os projetos de lei encaminhados pelo Executivo à Câmara de Vereadores, permitindo aos parlamentares apresentar sugestões antes do envio das matérias para apreciação. Na primeira reunião, a pauta foi o projeto de asfaltar 120 quilômetros de estradas pelo interior em até 25 anos.