Com as previsões orçamentárias nada positivas, prefeituras da região planejam formas de economizar, para garantir orçamento até o fim do ano. Exemplo disso já ocorreu em Venâncio Aires. Airton Artus decretou corte de despesas, evitando gastos desnecessários, buscando diminuir horas extras, diárias e consumo de combustível. O cenário econômico atual não é diferente do registrado nos últimos três anos.

Nesta semana a Administração Municipal de Venâncio Aires decretou medidas e pisou no freio para conseguir fechar o ano com as contas em dia. Pelos cálculos da equipe financeira, serão necessários cortar novos investimentos, reduzir gastos da máquina pública e evitar contratações, para garantir economia de R$ 5,5 milhões. Mesmo com a necessidade de diminuição de gastos, Artus garante que obras não vão parar nem os serviços públicos serão prejudicados.

No mesmo sentido, as prefeituras da região já trabalham medidas, uma vez que as projeções apontam dificuldades no caixa de 2014. Os prefeitos de Mato Leitão, Vale Verde e Passo do Sobrado, estão calculando as receitas e despesas e em quais locais possam ser realizados cortes para manter as contas equilibradas.

Estes administradores relatam problemas para garantir recursos de custeio. Atualmente o Governo Federal disponibiliza recursos para a construção de unidades básicas de saúde e escolas de educação infantil, entretanto, o pagamento de salários dos profissionais é de responsabilidade dos municípios. Com as despesas aumentando, as prefeituras projetam ano após ano a diminuição da receita.

Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 05/06/2014.