Os prefeitos gaúchos são favoráveis à unificação das eleições gerais e municipais. Cerca de 150 pessoas, entre elas 80 prefeitos, participaram de seminário, nesta semana para discutir o tema. Segundo o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, a decisão estadual segue a tendência já discutida na região.

Os gestores municipais defendem a unificação das eleições. Para isso, concordam que é necessária uma eleição para seis anos em 2016. Algumas lideranças políticas nacionais defendem a realização de eleições no próximo ano com validade de dois anos, para unificar os processos, porém os prefeitos gaúchos não concordam com a medida.

Outro tema que preocupa os prefeitos é o financiamento público de campanha. Conforme o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Seger Menegaz, ainda há dúvidas pela defesa de somente uma forma de financiamento para os pleitos eleitorais. “Estamos receosos sobre esse assunto, pois temos medo de que essa proposta possa inviabilizar a candidatura de prefeitos e vereadores”, revelou ao alertar sobre o risco de concentração de verbas para as campanhas a deputado, governador e presidente.

De acordo com Artus, a proposta de buscar recursos para as campanhas parte do fundo partidário e outra parcela na iniciativa privada, tem apoio dos prefeitos. “Não podemos depender somente de uma das formas, os prefeitos da nossa região já haviam confirmado que será necessário criar regras para a busca por recursos privados.”

A partir do debate, realizado na última segunda-feira, 13, será elaborado um documento com as propostas da entidade a ser enviado aos presidentes da Câmara Federal, Eduardo Cunha; e do Senado, Renan Calheiros. Também participaram da reunião o deputado estadual Vilmar Zanchin; ex-conselheiro do Tribunal de Contas, Victor Faccioni; e os presidentes de três partidos com maior número de prefeitos no Rio Grande do Sul: Ary Vanazzi (PT), Ibsen Pinheiro (PMDB) e Pompeo de Mattos (PDT).