Foto: Daiana Nervo / AI PrefeituraCom a promessa de acampamento em Brasília e de mobilizações semanais, os prefeitos denunciaram a situação de penúria da maioria das cidades
Com a promessa de acampamento em Brasília e de mobilizações semanais, os prefeitos denunciaram a situação de penúria da maioria das cidades

Em apoio à campanha “Viva o seu Município”, o prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, esteve em Brasília nesta terça-feira, 25, para se juntar aos mais de 1.000 gestores municipais durante a mobilização permanente promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). No Senado Federal, prefeitos e vereadores de todo o Brasil demonstraram sua indignação com a falta de recursos que chegam às Prefeituras. Com a promessa de acampamento em Brasília e de mobilizações semanais, os prefeitos denunciaram a situação de penúria da maioria das cidades e cobraram, entre outras ações, aumento imediato de 2% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e financiamento para a área da saúde.

Conforme Airton Artus, o clima foi tenso durante todo o evento. Os prefeitos mostravam-se inconformados e até revoltados com a situação das finanças públicas. “Claro que a inconformidade é com o Governo Federal, mas muito mais bravos eles estavam com os próprios deputados, que votam programas demagógicos que acabam gerando mais despesas para os municípios”, depôs Airton Artus.

Dirigido pelo presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o encontro contou com apresentação da área de Finanças, focada na queda de repasses do FPM e as baixas projeções para 2014. “Nós estamos organizando a campanha, dando suporte. Mas as ações dependem de vocês, não da Confederação. A CNM são vocês. Fechem as portas, na medida que a lei permite. Essa campanha unifica o movimento”, explica Ziulkoski. Além da mobilização de Brasília, no dia 11 de abril está agendada a “Paralisação nas capitais”, quando as prefeituras devem fechar as portas em sinal de protesto e os gestores se dirigir para as capitais de cada Estado. Por fim, a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios acontece entre 12 e 15 de maio.