Preocupada com a saúde do trabalhador e a adoção de medidas preventivas a acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, a Administração Municipal de Venâncio Aires realizou nesta sexta-feira, 17, capacitação de servidores indicados por cada secretaria de governo. Responsáveis pelo fluxo de informações em casos de ocorrências relativas ao tema, os servidores foram treinados a auxiliar os trabalhadores sobre o sistema de informação na ocorrência de um acidente ou doença do trabalho.
A capacitação foi conduzida pelo técnico em Segurança do Trabalho da Prefeitura, Rafael Ody Haas, com o objetivo de implantar um sistema de gerenciamento de casos detectados, bem como um fluxo organizado de ações e comunicados em consonância com a legislação local e federal. “A informação é uma porta de entrada para se trabalhar com a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. O próximo passo agora é divulgar esse trabalho entre as secretarias e difundir o sistema para que todo o servidor saiba o que fazer e quem procurar no caso de uma ocorrência indesejada”, destaca Rafael Haas.
O encontro contou com a presença do secretário de Administração, Leandro Pitsch. Para ele, o trabalhador tem o direito de saber e o empregador o dever de informar sobre os procedimentos de segurança do trabalho. Pitsch ressaltou ainda a importância de conscientizar a todos os servidores sobre a necessidade de adoção de medidas preventivas para se resguardar a saúde e integridade física dos profissionais.
Pensando em promover a saúde e o bem estar dos 1.232 servidores da Prefeitura, a Administração Municipal promove, de 27 a 31 de outubro, a 1ª Semana do Servidor. Com o tema “Saúde e qualidade de vida”, as secretarias serão visitadas por uma equipe multidisciplinar para a realização de testes de saúde, orientações nutricionais, atividades físicas e uma conversa sobre segurança do trabalho. Já na tarde de 30 de outubro, na Sociedade de Leituras, haverá tarde de integração e palestra sobre Saúde Emocional ofertada pela Unimed.