Prefeitura começa hoje a intermediação de microcrédito
Foto: Cristiano Wildner / Folha do MateHüttmann, ao centro, explicou ao casal Lorení e Pavi o funcionamento do programa que será implementado a partir desta quarta-feira
Hüttmann, ao centro, explicou ao casal Lorení e Pavi o funcionamento do programa que será implementado a partir desta quarta-feira

A Prefeitura de Venâncio Aires oferece a partir de hoje uma linha de microcrédito – financiamento rápido -, com juros baixos e prazo de até 24 meses para pagamento. A operação é uma parceria com uma cooperativa de crédito e está disponível para quem possui uma pequena empresa ou quer montar o próprio negócio.

O microcrédito pode ser solicitado por pessoas físicas ou jurídicas, formais ou informais, residentes em Venâncio Aires, maiores de 18 anos, vinculadas ao comércio, indústria, prestação de serviços e demais atividades. Já os microempreendedores individuais que podem ser beneficiados são diversos e vão desde artesãos até pequenos prestadores de serviços a agricultores familiares, por exemplo.

Para obter a linha de financiamento, é preciso ter receita bruta ou renda anual de, no máximo, R$ 360 mil. Os recursos deverão ser aplicados exclusivamente na atividade, para compra de mercadorias e aquisição de matéria-prima, além de investimento em máquinas. Os beneficiários não poderão usar o empréstimo para quitar dívidas ou compra de veículos de passeio.

OPORTUNIDADE

A intenção é beneficiar microempresários em diversas áreas, como alimentação, vestuário, informática, limpeza, oficina, entre outras. O casal Lorení, 44, e André Pavi, 42, faz parte desse grupo. Eles têm uma confecção no bairro Santa Tecla, que fabrica uniformes industriais, além de bonés e casacos.

Depois de seis anos de atividade da microempresa, o casal percebeu que o negócio precisava de um impulso. Os dois aguardavam ansiosos a implementação do programa. Um dos motivos é quanto às condições para pagamento e a desburocratização para acessar o recurso. Eles querem aplicar o financiamento tanto no aumento do fluxo de capital de giro, quanto para adquirir outras máquinas.

“Temos atualmente cerca de R$ 60 mil em equipamentos, mas precisamos avançar mais para conseguirmos um produto com cada vez mais qualidade. Preço já temos e aumentar ainda mais nossa qualidade é um dos objetivos”, informa Pavi. Atualmente, a maior parte dos clientes é da área metalmecânica de Venâncio Aires, mas já foram atendidas também empresas de Porto Alegre e de Santa Cruz do Sul.

RENDA E TRABALHO

“O objetivo é impulsionar e fortalecer os pequenos empreendimentos de áreas urbanas e rurais, com a finalidade de gerar mais trabalho e renda”, informa o assessor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcos Hüttmann. Ele destaca ainda que um agente de crédito irá ao local da atividade fazer uma análise socioeconômica do interessado, orientando-o sobre o planejamento do negócio. E esse profissional vai acompanhar a execução do contrato. 

O Programa Municipal de Microcrédito e Economia Solidária (Promesva) foi instituído por lei, em julho. A Extremo Oeste Agência de Crédito (Extracredi), de São Miguel do Oeste, Santa Catarina, será a agência de crédito executora do programa.

NOVO ENDEREÇO

A Central do Empreendedor, que é uma evolução da Sala do Empreendedor, será inaugurada hoje pela manhã, a partir das 9h, em ato será coordenado pelo prefeito Giovane Wickert, ele que também é secretário interino de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

O novo endereço do espaço é ‘vizinho’ da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão – ao lado da Praça da Matriz, na rua General Osório. No local serão atendidos todos os empreendedores, desde orientação, suporte e encaminhamento de documentação para abertura de novas empresas, além do novo serviço de microcrédito.

TIRE SUAS DÚVIDAS

Quem pode acessar?O microcrédito é destinado às pessoas que trabalham por conta própria, ou por micro e pequenas empresas, registradas ou não, que precisa investir seu capital fixo ou capital de giro. O crédito não é para o uso pessoal, deverá ser investido no empreendimento. Entre as vantagens estão juros subsidiados pelo Governo Federal e prestações fixas.

O que é financiável?O capital fixo é o dinheiro utilizado na aquisição de ferramentas, máquinas e equipamentos novos e usados; conserto de máquinas, veículos utilitários e equipamentos e ampliação de instalações, desde que destinados a negócio. Já o capital de giro é o dinheiro destinado à aquisição de mercadorias, matéria-prima, insumos e cursos.

Quais os requisitos?Trabalhar há pelo menos seis meses com a atividade que pretende investir; não ter restrições no SPC e Serasa; apresentar avalista; residir há mais de seis meses no município e ter endereço fixo.

Quais os documentos necessários?Pessoa física: RG e CPF; comprovante de residência e comprovante de renda (somente do avalista). Pessoa Jurídica: contrato social (somente se for LTDA ou ME), RG e CP; comprovante de residência e renda dos sócios.

Foto: Cristiano Wildner / Folha do MateHüttmann, ao centro, explicou ao casal Lorení e Pavi o funcionamento do programa que será implementado a partir desta quarta-feira
Hüttmann, ao centro, explicou ao casal Lorení e Pavi o funcionamento do programa que será implementado a partir desta quarta-feira