O esposo de dona Nelci Vidarte Dantas, 56 anos, não viveu o suficiente para ver concretizado o seu sonho de mais de 20 anos: Ver a única propriedade do casal, adquirida no bairro Gressler, ser finalmente registrada em seu nome e assim conseguir um financiamento para reformá-la. Por isso, a emoção de dona Nelci era grande durante o ato de entrega das escrituras públicas para um total de 105 famílias venâncio-airenses, na noite desta terça-feira, 12, no ginásio do bairro Gressler. Em um trabalho liderado pela Administração Municipal, com apoio do Poder Judiciário e Ministério Público, a regularização do bairro encerra uma espera de décadas para algumas famílias e um ciclo de regularizações proposto pelo governo local.
Percebia-se em cada rosto a satisfação das famílias pela conquista do registro de seus imóveis. 105 lotes foram regularizados judicialmente, especialmente oriundos do espólio de Darci Gressler, através de um trabalho conjunto das secretarias do Planejamento, Habitação e Procuradoria Jurídica do Município. Conforme o vereador e ex-secretário de Planejamento, Telmo Kist, a conquista é resultado de um trabalho de formiguinha, pesquisando caso a caso, mas que garantirá o acesso dos moradores a diversos benefícios, tanto públicos quando particulares, como na valorização dos seus imóveis.
A presidente da Câmara de Vereadores que atuou por muito tempo na secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, Ana Claudia do Amaral Teixeira, lembrou etapas do processo que se arrastava há mais de 20 anos e destacou a vontade do atual governo em regularizar os imóveis, sejam eles próprios ou de terceiros. “é um trabalho que visa organizar o nosso município. Um trabalho que depende de muita força de vontade e também de disponibilidade do Município de arcar com as despesas, mesmo num ano de dificuldades como esse”, destacou.
O prefeito Airton Artus também comemorou a conquista das famílias na noite e ressaltou a valorização da região, que nos últimos anos recebeu asfalto, ginásio, dois Postos de Saúde, Escola de Educação Infantil, condomínio habitacional e, em breve, receberá um belo parque de convivência e lazer. “Queremos deixar o município preparado para que, os próximos prefeitos, possam dar continuidade a esse trabalho com muito mais tranquilidade. Essa região, agora regularizada, vai permitir novos projetos de pavimentação e ainda maior investimento imobiliário”, concluiu.
No momento de entrega dos documentos aos moradores, depoimentos de felicidade e alívio. Dona Nelci Vidarte Dantas resumiu assim a conquista dedicada ao esposo Carlos. “A maior felicidade. Mil vezes nós queremos agradecer a essa equipe toda. Ele correu muito atrás dessa escritura e, finalmente, hoje eu posso dizer que eu tenho a minha casa nas minhas mãos”.