Nesta semana a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, vai iniciar a pintura em postes com o nome das ruas do município. A medida busca identificar as vias, e neste primeiro momento será realizada como amostra.
O projeto visa melhorar a circulação na cidade e será feita pelas equipes próprias do município. Ainda sem definir os primeiros pontos a receber o projeto, a pintura em postes foi a alternativa encontrada pela para evitar elevados custos de implantação das placas de ferro, existentes em algumas ruas do centro.
Conforme o secretário Telmo Kist, o projeto já era um desejo antigo e vai otimizar a identificação de ruas. “Essa sinalização será uma experiência para ver se a nossa comunidade concorda com o formato. Ainda vamos escolher um bairro para iniciar o teste, é uma proposta já trabalhada no Legislativo Municipal, quando eu era presidente, e vamos começar a colocar em prática.”
Segundo levantamento da secretaria o custo por placa de metal é de R$ 250. Em virtude do valor elevado, a pintura com o nome da rua é a alternativa mais viável, após autorização da AES Sul, responsável pelos postes. “As placas tem custo bastante elevado, e se torna inviável, e seriam necessários muitos anos para implantar a sinalização em todos os bairros. Essa pintura é uma alternativa e queremos melhorar a nossa a identificação das vias municipais,” explica.
Seguidamente, chegavam ao Legislativo Municipal reclamações pela falta de identificação das ruas, especialmente nos bairros da cidade. Os testes da prefeitura terão por objetivo avaliar o sistema e projetar um cronograma de pinturas para os próximos meses.