Foto: Geferson Kern / AI PMVAArtus: A manifestação não é somente dos fumicultores, mas de toda a população venâncio-airense. Nossa economia depende fundamentalmente do tabaco”
Artus: A manifestação não é somente dos fumicultores, mas de toda a população venâncio-airense. Nossa economia depende fundamentalmente do tabaco”

Quase dois mil fumicultores venâncio-airenses se reuniram ao longo desta sexta-feira, 10, para protestar no centro da cidade. A agenda de reivindicações incluiu aspectos como a valorização do produto por parte das empresas do setor e uma melhor classificação do tabaco vendido. Os produtores se concentraram pela manhã na Praça da Bandeira, ao lado da Igreja Evangélica Luterana. No local, o prefeito Airton Artus discursou ao lado de lideranças do setor rural, manifestando publicamente o apoio do Executivo às demandas apresentadas pelos agricultores.

Em sua explanação, Artus destacou que não haveria local mais apropriado do que Venâncio Aires para a mobilização, liderada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS). Afinal, a Capital Nacional do Chimarrão também é o município que mais produz tabaco em todo o país, tendo na atividade sua principal ferramenta de sustentação econômica. “A manifestação não é somente dos fumicultores, mas de toda a população venâncio-airense. Nossa economia depende fundamentalmente do tabaco”, frisou.

O prefeito sublinhou o abandono dos governos Estadual e Federal aos produtores de tabaco, lembrando medidas que prejudicam a cadeia produtiva do setor, como a adesão do país à Convenção-Quadro para Controle do Tabaco. A manifestação de Airton Artus foi endossada pela presidente do Legislativo, vereadora Ana Cláudia do Amaral Teixeira. Ela enfatizou que o protesto desta sexta-feira era um ato legítimo de trabalhadores, que deixaram suas propriedades em caráter excepcional para fazer uma reivindicação justa da valorização de seus produtos e força de trabalho.

Os presidentes da Fetag, Carlos Joel da Silva, da Afubra, Benício Werner, e da Emater-RS/Ascar em nível de Estado, Clair Kuhn, também falaram aos produtores destacando a importância do manifesto. Após a concentração, os fumicultores percorreram as ruas centrais da cidade e realizaram protestos nas proximidades das sedes de empresas fumageiras locais.

 

NúMEROS DA FUMICULTURA EM VENâNCIO AIRES

*4,5 mil produtores

*9 mil hectares de área plantada

*Faturamento próximo de R$ 150 milhões