A Administração Municipal de Venâncio Aires já trabalha no cadastramento imobiliário das regiões do Distrito Industrial e bairro Bela Vista. Uma equipe da empresa Geoprocsul Engenharia e Geoprocessamento Ltda, contratada para o trabalho, percorre aproximadamente duas mil residências não registradas no cadastro imobiliário local. Nesse período, a Secretaria da Fazenda orienta os moradores para que recebam a equipe que se encontra devidamente identificada com colete e crachá. O trabalho se estenderá por 120 dias e o objetivo é atualizar a base cadastral do município, medindo o crescimento e projetando o desenvolvimento ordenado da cidade.

A secretária municipal da Fazenda, Fabiana Keller, informa que os cadastradores contratados não precisam entrar nas residências. O trabalho deles é medir externamente o imóvel, registrar informações do proprietário, documentos de identificação e da matrícula do imóvel. “Para facilitar o trabalho, os profissionais estão tirando fotografias do documento. A população pode ficar tranquila quanto a isso, pois essa imagem é utilizada apenas para registro correto dos dados do imóvel”, explica a secretária.

O cadastramento imobiliário inicia por áreas pontuais que registraram visível crescimento populacional sem o acompanhamento das bases municipais. O trabalho acontece às margens da RSC 287, RSC 453, Avenida das Indústrias, Acesso Leopoldina e bairro Bela Vista. Qualquer dúvida a respeito do cadastramento imobiliário deve ser esclarecida junto à Secretaria da Fazenda, pelo telefone 3983-1000, ramal 255, com a engenheira élida da Rocha.