Os planos de diversificação, com a consolidação do polo de proteína animal em Venâncio Aires, pode ganhar mais força. A busca por mercados novos para os produtos locais é um dos focos de missão empresarial à China que a prefeitura projeta realizar até o fim deste semestre.
Há pouco mais de um ano o prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus participou de missão governamental ao país asiático. A viagem, organizada pelo governo do estado, teve por objetivo buscar novos investidos para o Rio Grande do Sul, assim como, melhorar as relações comerciais entre as empresas gaúchos e chinesas. Na oportunidade, indústrias foram visitadas e caminhos abertos, para que no futuro o município tenha condições de efetivar viagens do tipo, buscando atrair investimentos para o território venâncio-airense.
Agora, o plano já apresentado no inicio do ano passado poderá se tornar realidade, e também depende da vontade dos empresários locais. A prefeitura projeta para o fim de abril ou inicio de maio uma missão empresarial, aos moldes das tradicionais viagens para a Feira de Hannover.
A oportunidade é de participar de um feira em solo chinês, especializada na compra de produtos. Por lá, a proposta é de visualizar oportunidades de negócios para as mercadorias fabricadas em Venâncio Aires, voltadas para alimentação. “Estamos oficializando esta proposta e vamos começar a trabalhar nela, especialmente para fomentar novos negócios para a nossa cidade. é uma chance também de troca de experiências e novos conhecimentos aos empresários locais,” argumenta Artus.
Desenvolvimento local
Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Hélio Lawall, a missão empresarial é uma oportunidade de construir relações, na área de alimentos. “O foco deste trabalho busca enxergar um potencial comercial na China, que possa ser suprido com a produção local. Temos um grande potencial de produção na proteína animal e poderemos encontrar naquele país, um mercado importante.”
Na opinião de Lawall, o poder público precisa oportunizar viagens, na busca por novos conhecimentos e oportunidades. “Essa missão empresarial faz parte de uma política de desenvolvimento municipal, criada em 2008 e busca fomentar o crescimento das indústrias. O Município fará a parceria para promover formas de contato com mercados internacionais, caberá aos empresários saber como aplicar o conhecimento adquirido com a missa, para ampliar os seus negócios,” argumenta.