Com informações de AI Prefeitura.
Um espaço com extensão de 16.800 mil metros quadrados, no bairro Aviação, está sendo projetado para a construção de um Centro Municipal de Cultura. Na última sexta-feira, 19, o prefeito Airton Artus e o secretário municipal de Cultura, Esportes e Turismo, Thomás Lenz, apresentaram a área ao representante do Instituto de Arquitetos do Brasil, Marcelo Heck e o consultor em Gestão Cultural, Neidmar Alves.
Conforme Lenz, a ideia é definir o projeto arquitetônico através de concurso público, coordenado pelo Instituto. O primeiro passo é discutir com a comunidade cultural, através de audiência pública, um programa de necessidade a ser contemplado no espaço destinado pela Administração Municipal. “Grandes obras são feitas dessa maneira. é a forma mais democrática, transparente e profissional. é importante ouvir opiniões do nosso Conselho e também da comunidade em relação a que o espaço irá contemplar”, explicou o secretário Thomás Lenz.
O objetivo é possibilitar a criação de um local fechado para conferências, espetáculos musicais, teatrais, dança, além de um saguão para exposições de artes, sala adequada para ensaios da Orquestra Municipal, grupos de danças, uma biblioteca, entre outros. “Acreditamos ser plenamente viável essa captação a partir das leis de incentivo à cultura. Queremos oferecer à comunidade um espaço que se torne movimentado todos os dias”, destacou o prefeito Airton Artus.
Em anexo à área disponível para a construção do Centro de Cultura, também está sendo projetado o Parcão, que prevê a construção de áreas verdes, espaço para caminhadas, pista de skate e quadras poliesportivas, a construção de prédios para o Senai e a Uninter. A audiência pública para discutir o programa de necessidade será agendada para setembro. Além dos membros do Conselho de Política Cultural e comunidade cultural, participam representantes do Instituto de Arquitetos do Brasil.