Após receber o resultado do estudo de trafegabilidade realizado em Venâncio Aires, o qual sugere a adoção de mão única dentro de um quadrilátero formado pelas ruas centrais, o prefeito Airton Artus anunciou nesta segunda-feira, 29, projeto para construção de um anel cicloviário no perímetro urbano.

Uma prática já adotada pelas grandes cidades visando melhorar a mobilidade urbana, incentivar a prática esportiva, hábitos saudáveis e reduzir a poluição, a ciclovia é projetada para as ruas Ruperti Filho e Félix da Cunha, interligando assim com as pistas já existentes nos bairros Bela Vista, Macedo e Grão-Pará.

Enquanto a Secretaria de Planejamento realiza estudos técnicos e orçamentários para buscar recursos para o projeto, o prefeito Airton Artus explica sua proposta: “Com a indicação de que as ruas centrais sejam mão-únicas, a Avenida Ruperti Filho teria o sentido sul-norte (desce em direção ao Grão-Pará). Vamos retirar o canteiro central, pavimentá-la e construir a ciclovia do lado direito da pista. Da mesma forma, devido às dimensões da rua, a Felix da Cunha receberá a outra ciclovia, formando assim um anel cicloviário ao entorno da cidade”, ressalta.

Sem prazo para iniciarem as obras, o prefeito espera ainda em seu mandato a instalação de parte dos 5,5 quilômetros projetados de novas ciclovias. “é uma questão de futuro. Para desafogar o trânsito é preciso apostar em transportes alternativos e a bicicleta é uma boa pedida para curtas distâncias, como é o caso da nossa cidade”, conclui Artus.

Foto: Daiana Nervo / AI PrefeituraAvenida Ruperti Filho teria o sentido sul-norte (desce em direção ao Grão-Pará).
Avenida Ruperti Filho teria o sentido sul-norte (desce em direção ao Grão-Pará).

Em frente à Administração Municipal de Venâncio Aires, Airton Artus já implantou 1,7 km de ciclovia no Acesso Grão-Pará e 1,2km na rua Armando Ruschel, bairro Bela Vista. Somados a isso já existiam cerca de 2 kms de ciclovias na rua Salvador Stein Goulart, bairro Macedo, obra da administração Almedo Dettenborn.

Ainda com relação às alterações previstas para melhorar a fluidez e a segurança no trânsito de Venâncio Aires, no próximo dia 15 de outubro reinicia o estacionamento rotativo pago no centro da cidade, desta vez sob o sistema de parquímetro.

Já o chamado sistema binário subsequente, com circulação de veículos em sentido único e de forma alternada entre si, deve ser adotado a partir do mês de janeiro, durante as férias escolares.

O estudo indica ainda a instalação de duas travessias elevadas para pedestres e a ampliação de número de semáforos, que operariam de maneira interligada para evitar congestionamentos. As alterações devem ser apresentadas, nos próximos dias, a grupo de profissionais e representantes da sociedade.

Com 69.521 habitantes, Venâncio Aires já tem quase 40 mil veículos e registrou mais de 500 acidentes no último ano.