A Prefeitura de Venâncio Aires pretende ampliar, nos próximos meses, a oferta de internet wi-fi grátis à população. Para isso, a Secretaria Municipal de Administração aposta na ampliação do uso de modelo que já vem sendo adotado desde 2010: a parceria com empresas do ramo, que fornecem o serviço sem ônus aos cofres do município em troca de publicidade.
Na época, o método foi implantado na Praça da Matriz, chegando hoje a outros oito pontos da cidade, espalhados pelo centro e bairros.
Na visão do secretário da Administração, Leandro Pitsch, o formato adotado “se trata de um modelo global”, que vem sendo utilizado hoje até em grandes metrópoles. “Em São Paulo, a Prefeitura está hoje em busca de parceria com empresas privadas para aplicar exatamente o mesmo modelo que temos aqui”, analisa Pitsch.
“As empresas ganham visibilidade com placas de publicidade nos locais onde estão instalados os pontos e tem seus nomes destacados nos links para conexão nos aparelhos de quem busca as redes”, explica.
Atualmente, o serviço de internet wi-fi prestado pelos provedores Redesul e ViaBol chega à Praça Evangélica, Parque Municipal do Chimarrão, escola Benno Breunig, Biblioteca do Sesi, Vila Freese e bairros Cidade Nova e Coronel Brito, onde estão disponibilizados dois pontos de conexão.
Para ampliar o acesso gratuito à rede mundial de computadores, o plano é atrair mais parceiros. “Assim podemos diversificar a oferta e levar o sinal gratuito também ao interior, que já possui uma cobertura consolidada de cabos de fibra ótica”, destaca o secretário.
ACESSO FáCIL
As entidades interessadas em aderir à internet grátis podem entrar em contato com a União das Associações de Moradores de Venâncio Aires (Uamva). A entidade é a encarregada pela intermediação do pedido junto à Prefeitura para a disponibilização do sinal nas sedes comunitárias dos bairros.