Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateUm dos objetivos da Prefeitura é recapear o trecho final da rua Osvaldo Aranha
Um dos objetivos da Prefeitura é recapear o trecho final da rua Osvaldo Aranha

Um dos objetivos da prefeitura de Venâncio Aires, até então, era executar a pavimentação da rua Augusto de Moraes, conhecida como corredor dos Gauer. O valor da obra a ser liberado pelo Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (Badesul) era de R$ 3 milhões. Contudo, o dinheiro, agora, terá outra finalidade: o recapeamento de algumas ruas centrais do município.

De acordo com o secretário do Planejamento de Venâncio, Celso Knies, os trechos a receberem o recapeamento são da Tiradentes até a rua 15 de Novembro; Jacob Becker até as caixas de água da Corsan; Sete de Setembro até a RSC 453, bem como, o trecho final da Osvaldo Aranha. O objetivo é começar o possível recapeamento em outubro deste ano, mas ainda não há nada concreto.

Fizemos muito nos bairros, mas realmente ficou faltando alguma coisa no centro

Segundo Knies, o valor não será mais destinado ao Corredor dos Gauer, porque esta pavimentação requer um custo muito alto. Além disso, é uma via com 16 metros de largura e também, por esta razão, não seria possível fazer toda a pavimentação. “Fazer um pedaço só, seria muito ruim. Também ainda não tem nem projeto e é uma obra bem complexa”, complementa.

Prioridade é o centro

Conforme ele, a intenção sempre foi fazer algo relacionado a recapeamento e a prioridade do momento ainda são as ruas centrais. No entanto, Knies ressalta que a caminhada é longa, porque é necessário fazer os projetos e ter, depois disso, a aprovação do Badesul. “Fizemos muito nos bairros, mas realmente ficou faltando alguma coisa no centro”, acrescenta.

Quanto às obras referentes ao Corredor dos Gauer, Knies explica que não há previsão a respeito de quando ela será feita, até porque, no momento, o município não tem recursos para a realização da pavimentação. “Nós estamos sempre tentando arrumar recursos. Quando surge algum programa de Governo, a gente vai atrás para tentar viabilizar alguma coisa para o município”, comenta.