As secretarias municipais do Meio Ambiente e da Infraestrutura e Serviços Públicos recolheram, durante a última semana, entulhos que estavam depositados em dois pontos da cidade.
A limpeza ocorreu no bairro Battisti, nas ruas Evaldo João Schenkel, Pando Uruguay e Rotary Brasil (antigas ruas 1, 3 e 4, respectivamente) e no centro, na rua Júlio de Castilhos, próximo ao Acesso Leopoldina.
Ao todo, foram recolhidos 54 m³ de lixo. Entre os materiais recolhidos, estiveram sofás, armários e entulhos oriundos de serviços de jardinagem.
Conforme a assessora da Secretaria do Meio Ambiente, Gabriela Graef, o caso registrado neste terreno na área central chamou a atenção da fiscalização da pasta.
Constatamos que o proprietário cuidava do terreno, mantendo-o limpo, cercado e com passeio público ao redor”, contou. “No entanto, mesmo com sua preocupação em manter o local limpo, outras pessoas vinham até ali para deixar resíduos, aproveitando que o local estava desocupado”, relata Gabriela.
De acordo com a assessora, o recolhimento foi uma ação de exceção, devido ao tempo considerável que os entulhos acumulavam-se no locais onde o recolhimento foi feito.
Em todos os locais, foram colocadas placas orientando a população a não mais depositar lixo naqueles lugares. As placas incentivam ainda a denúncia a quem depositar indevidamente resíduos nestes locais, o que pode ser feito na Secretaria do Meio Ambiente ou pelo telefone 3983-1034.
A colocação de lixo em local proibido pode gerar multa de até 500 UPMs, o que equivale a R$ 1.625,00.