Foto: Kethlin Meurer / Folha do MateNa manhã de hoje, foi realizada a assinatura do convênio de parceria entre a Prefeitura e a Organização Não Governamental Amigo Bicho
Na manhã de hoje, foi realizada a assinatura do convênio de parceria entre a Prefeitura e a Organização Não Governamental Amigo Bicho

Na manhã de hoje, ocorreu a assinatura do convênio de parceria entre a Prefeitura de Venâncio e a Organização Não Governamental (ONG) Amigo Bicho. Na oportunidade, o Município repassou R$ 32 mil à ONG, valor a ser dividido em oito parcelas de R$ 4 mil. Os recursos serão destinados a investimentos no controle populacional de animais domésticos e na redução do risco de zoonose, por meio de tratamento veterinário.

De acordo com a presidente da Organização, Nais de Andrade, o valor, que será destinado principalmente à castração de animais, irá facilitar o trabalho realizado pela ONG. “A castração, além de ser uma responsabilidade das pessoas, também trata-se de uma questão de humanidade”, comenta.

Nais ressalta que a Amigo Bicho opta pelas castrações, porque isso facilita, até mesmo, nas adoções, porque a maioria das pessoas tem preferência por adotar animais castrados. Além disso, com esse controle populacional de animais também é possível diminuir os gastos que a própria entidade tem no que se refere à alimentação e medicação, por exemplo.

Foto: Kethlin Meurer / Folha do MatePresidente da Amigo Bicho, Nais de Andrade, ressalta que o valor a ser investido na castração de animais irá facilitar o trabalho da ONG
Presidente da Amigo Bicho, Nais de Andrade, ressalta que o valor a ser investido na castração de animais irá facilitar o trabalho da ONG

Outros investimentosA presidente acrescenta que uma parte do recurso obtido também será destinada à compra de medicamentos para os animais e à confecção de fôlderes educativos. O material, que já está pronto, contém informações sobre como a ONG trabalha e qual o seu papel, por exemplo. Segundo Nais, os fôlderes estarão à disposição das pessoas nas feiras de adoção. Além disso, a ONG também pretende levá-los para as escolas, pois, no próximo mês, serão feitas palestras nos educandários, ministradas por integrantes da Amigo Bicho. Agentes de Saúde de Venâncio também receberão o material para fazerem a distribuição, já que estão mais próximos da comunidade. “Amigo Bicho precisa que as pessoas entendam como tudo funciona. As pessoas jogam, muitas vezes, as responsabilidades para a ONG. Nós somos parceiros das pessoas, do Poder Público e não obrigados a realizar tudo, até porque não temos sede”, explica.

DúVIDASComo a ONG Amigo Bicho não tem sede, qualquer dúvida pode ser esclarecida através da página no Facebook, pelo contato inbox, ou, ainda, por e-mail: [email protected].

CASTRAçãODe acordo com a presidente da Amigo Bicho, Nais de Andrade, a prioridade na hora de fazer a castração está nos animais fragilizados que estão sob a tutela da ONG, como cadelas que tiveram filhotes ou que ainda estão prenhas.

ASSOCIADOS150Número de associados que a Organização Não Governamental Amigo Bicho tem atualmente.

PARA DENUNCIAR

Uma das informações contidas no fôlder da ONG Amigo Bicho se refere às denúncias. Caso a pessoa encontre um animal na rua, é preciso, primeiro, verificar se este tem um tutor. Se o animal estiver em risco, é necessário entrar em contato com o Corpo de Bombeiros (193). Para denunciar maus-tratos, deve-se contatar a Brigada Militar (190) e a secretaria do Meio Ambiente (3983-1034).