Em resposta as reclamações sobre a situação das estradas no interior de Venâncio Aires, a prefeitura vai retomar projeto criado em 2011. Os mutirões de manutenção voltam a ser realizados a partir do próximo mês. Vila Teresinha será o distrito contemplado com uma força tarefa que reunirá equipes das Secretarias de Infraestrutura e Agricultura.
A proposta objetiva garantir reformas em estradas vicinais do distrito, para ter condições adequadas de trafegabilidade, com as melhorias sendo realizadas por equipes maiores. A previsão é de que até 15 máquinas serão alocadas nas regiões definidas pela Prefeitura, para realizar manutenção geral das estradas, em uma tentativa de reformar maiores extensões de vias.
Os trabalhos decentralizados são apontados pelo prefeito Airton Artus como oportunidade para garantir maior durabilidade das estradas. “O trabalho é mais completo, porque mantemos por um período mais pessoas atuando e melhorando as condições das estradas. Essa retomada é uma resposta para garantir um serviço de maior qualidade, e em maior trecho reformado.”O programa foi criado em 2011, com o nome de PAC do Interior, que além de reformar as estradas, levava para os distritos serviços de saúde e educação. A proposta foi interrompida porque um projeto não foi aprovado na Câmara de Vereadores, em que destinava recursos para a iniciativa.
“Essa retomada é importante para garantirmos uma resposta as reclamações sobre a situação das estradas. Com a estrutura atual das capatazias não teríamos condições de realizar reformas maiores, mas em mutirão vamos garantir esta melhoria,” argumenta. Os serviços de mutirão serão mantidos ao longo do próximo ano, a cada 45 dias, em todos os nove distritos de Venâncio Aires.
Mais Máquinas
Aliado aos mutirões, a prefeitura também inicia a compra de equipamentos para modernizar o parque de máquinas. Atualmente, 60 patrolas e caminhões estão em atuação, na cidade e interior. Com recursos de um financiamento no valor de R$ 10 milhões, serão adquiridas novas retroescavadeiras, patrolas e caminhões, para atuar junto as capatazias e secretaria de infraestrutura e serviços públicas.
Segundo Artus, uma máquina será adquirida por mês, a partir do próximo ano. “Com este investimento conseguiremos ampliar os serviços e garantir mais ações de manutenção das estradas. é uma demanda a compra de maquinário e estamos, a partir do próximo ano, renovando parte do parque de máquinas,” comenta.