Na busca por otimizar o fluxo de utilização dos veículos e ampliar o controle de gastos, a prefeitura de Venâncio Aires vai monitorar a circulação. Com rastreadores via satélite, será possível acompanhar as rotas, velocidade e trajeto. Com isso, a prefeitura espera economizar mais combustível e comprovar a realização de tarefas.

Pelo edital que foi publicado na segunda-feira, 09, o Município fará a contratação de uma empresa para a prestação de serviços de rastreamento veicular. A previsão é de investir R$ 100 mil na aquisição dos aparelhos e na prestação do serviço. Serão monitorados veículos leves, caminhões e máquinas pesadas, como retroescavadeiras e patrolas.

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateVeículos leves e pesados receberão sistema de rastreamento via satélite
Veículos leves e pesados receberão sistema de rastreamento via satélite

Há um ano a prefeitura de Venâncio Aires já executa em forma de testes, um sistema monitoramento via satélite de alguns veículos públicos, entre eles, estão caminhões que fazem roteiros no interior. Com os modelos possibilitando um acompanhamento dos trabalhos o governo resolveu implantar o sistema na frota municipal. Hoje, o método de controle dos veículos compreende anotação de nomes e escalas em planilhas.

Para o secretário de administração, Leandro Pitsch, o novo sistema de controle possibilitará um monitoramento mais especifico da movimentação dos bens públicos. “Estamos realizando teste há um ano e confirmamos a eficácia. Desta forma podemos visualizar a movimentação dos veículos públicos, e acompanhar o andamento de trabalhos. Agora, conseguiremos também ampliar o serviço aos demais veículos e teremos a garantia de que não ocorrerão desperdícios.”

Já para o prefeito Airton Artus, o monitoramento veicular possibilitará comprovantes de serviços, com relatórios específicos de tempo de utilização de maquinário. “Com o sistema será possível comprovar onde e quando os veículos estavam trabalhando, horário de entrada e saída do serviço. Assim, vamos contar com uma plataforma que poderá ser utilizada para a prestação de contas da Administração para mostrar a movimentação da nossa frota.”

Queremos eliminar dúvidas sobre os trabalhos realizados nos carros públicos, e ao mesmo tempo vamos buscar uma redução de despesas

Airton ArtusPrefeito de Venâncio Aires