As propriedades localizadas no interior do município serão recadastradas pela Prefeitura. O trabalho será executado por equipe contratada pela Administração Municipal, a exemplo do que já acontece na cidade, onde empresa terceirizada é responsável pelo recadastramento imobiliário. O novo levantamento de dados será implementado de forma online, em formato e prazo ainda estudados pelo prefeito Airton Artus, Secretaria Municipal da Agricultura e setor de tecnologia da Prefeitura.

Segundo Artus, a ideia surgiu durante visita realizada no fim de 2014 a suinocultores da região de Linha Harmonia da Costa e Olavo Bilac, com os secretários Hélio Lawall, Tiago Quintana e o secretário adjunto Rui Schwinn. A surpresa positiva com a qualidade do trabalho desenvolvido naquelas propriedades, em seus sistemas de estrutura e produção, motivaram a decisão de aprofundar a coleta de informações na zona rural. “O recadastramento serve para manter nossa base de dados sempre atualizada. Seu intuito é ampliar nosso diagnóstico sobre as potencialidades de Venâncio Aires, sobretudo na área rural”, frisa Artus.

O recadastramento das propriedades do interior planejado pela Prefeitura prevê armazenamento estratificado de dados, com precisão na localização e a possibilidade de listagens conforme a atividade rural realizada em cada propriedade. A medida visa buscar ferramentas para impulsionar investimentos, ferramentas para a diversificação agrícola e a concessão de políticas públicas específicas voltadas aos moradores do interior.