
O Hospital São Sebastião Mártir completa 83 anos neste domingo, 22. Para uma história com mais de oito décadas e que tem tamanha relevância para Venâncio Aires e região, o jornal Folha do Mate traz na edição deste fim de semana algumas matérias especiais para marcar a data. São assuntos, claro, que remetem à passagem do tempo, mas que visam, também, a prestação de serviço e o zelo pela saúde.
Pensando nisso, pelo bom atendimento às pessoas, que o trabalho do HSSM deve se voltar. Esse é o entendimento do presidente da instituição, Oly Schwingel. Ele, que está à frente da presidência desde 2013, destaca que um dos principais compromissos é o resultado com o paciente, para que ele saia melhor do que entrou. “O sentido do hospital é o de devolver o ritmo e autonomia para quem, por algum problema de saúde, não esteja bem. É isso o que gratifica o serviço de assistência médico-hospitalar.”
Apesar das dificuldades financeiras enfrentadas nos últimos anos, seja pelos atrasos em repasses do Estado (cerca de R$ 700 mil de pendências), quanto pela defasagem dos valores pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a instituição se mantém. Para Oly Schwingel, o problema financeiro está posto e é algo que deve ser superado com criatividade e boa gestão. “Para equilibrar todos os setores e manter um sistema que funcione na prática, é preciso identificar o melhoramento. Para isso, estamos realizando um trabalho de assessoria de gestão, pois caso haja alguma mudança na administração, não queremos a descontinuidade.”
Somada a essa assessoria de gestão, a preocupação a curto prazo de Schwingel é oferecer condições aos profissionais, com cursos e capacitações. “Se temos um modelo teórico encaixado, com sistema operacional, os processos de atendimentos devem ser trabalhados na prática. O método hospitalar deve ser algo progressivo e todos devem ter as condições necessárias de fazer o melhor. É fundamental não deixar o bastão cair.”

Para o futuroEntre as questões futuras, mas que já podem ser encaminhadas no presente, são projetos de melhoria em infraestrutura. Segundo o presidente do Hospital, já há tratativas sobre a instalação de placas fotovoltaicas. “Uma empresa já veio conversar com a gente e assim é com todo projeto. O Hospital sempre motiva o interesse das pessoas, somos reconhecidos e lembrados.” Quando instaladas, as placas fotovoltaicas devem gerar, segundo Oly Schwingel, uma economia de 25% na energia elétrica. Com a necessidade constante de melhorar e aumentar os serviços, segue a busca por parcerias e novos recursos, seja para modernizar a estrutura atual ou projetar a ampliação do HSSM. Quando isso acontecer, será em uma área doada pela Prefeitura, localizada na quadra entre as ruas Visconde do Rio Branco e 1º de Março.
HSSM em números e serviçosCom atuais 494 funcionários e 107 profissionais médicos, entre corpo clínico e convidados, o Hospital São Sebastião Mártir atende mensalmente, em média, 561 internações e 3.550 no Pronto Atendimento. Além disso, sua estrutura conta com diversos serviços, sejam próprios ou terceirizados, como o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), a hemodiálise, o Vital Banco de Sangue e o Laboratório Venâncio Aires. Ainda dentro do HSSM, a Liga Feminina de Combate ao Câncer realiza seus atendimentos.