O Programa Primeira Infância Melhor (PIM), desenvolvido em parceria entre as secretarias municipais da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, completa na próxima segunda-feira, 23, dois anos de atuação em Venâncio Aires. Com atividades voltadas à população dos bairros Gressler, Cidade Nova I e II, Xangri-lá, Vila Táta e loteamento Tirelli, o programa tem por objetivo orientar as famílias para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças desde a gestação até os seis anos de idade.

A coordenadora do programa no município, Andréia Oliveira, lembra que o PIM foi implantado no segundo semestre de 2010, após um amplo trabalho de divulgação, sensibilização e mobilização das famílias e suas respectivas comunidades. Nesse período, um total de 173 famílias e 201 crianças foram acompanhadas pelo programa. “A partir da cultura e experiência de cada família, foram elaborados um total de 1.680 planos de modalidades de atenção individual e grupal”, acrescenta a coordenadora.

O PIM em Venâncio Aires conta com cinco visitadores que, semanalmente, visitam as famílias cadastradas para orientar e estimular as mesmas na realização de atividades lúdico-pedagógicas com suas crianças de zero a seis anos que não frequentam a escola de educação infantil. Também as gestantes são visitadas e orientadas para o desenvolvimento saudável e pleno dos seus bebês. A organização do programa é mantida pelo Grupo Técnico Municipal (GTM) que, além de Andréia Oliveira, conta com a participação de Naira Lermen e Claidir Kerkhoff Trindade.

No decorrer de dois anos de atividades, tornou-se marcante também no PIM as comemorações de Páscoa, Dia das Mães, São João, Dia da Criança, Encontro Municipal do Dia do Bebê, Festa de Natal, entre outras, onde, além de brinquedos para divertirem às crianças, é realizado um momento de integração de toda a equipe do programa com as famílias e crianças participantes.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires