Pesquisa encomendada pela Folha do Mate ao Instituto Methodus, com a finalidade de verificar a intenção de voto do eleitorado venâncio-airense para prefeito, aponta, na menção estimulada (quando se apresenta os nomes dos candidatos), Jarbas da Rosa (PDT) e Giovane Wickert (PSB) empatados tecnicamente na liderança, com 37% e 34,5%, respectivamente. Vinícius Medeiros (PSDB) tem 7,3% das intenções de voto, enquanto que Cesar Schumacher (PT) aparece com 1,5%. Brancos e Nulos somam 6,5%. Já os Indecisos (Não Sabe) são 13,3%.
A margem de erro da amostra é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados obtidos, em um intervalo de confiança de 95%. Entre os dias 12 e 13 de agosto, antes do início oficial da campanha, foram ouvidos 400 eleitores na cidade e interior, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 18 anos, de diversas classes sociais e residentes na Capital Nacional do Chimarrão. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número: RS-02533/2016.
Na menção espontânea (quando não são apresentados nomes de candidatos), o percentual de eleitores que ainda não sabe em quem votar é de 56,8%. Nesta modalidade, Giovani Wickert (PSB) obteve percentual de 16,5%. Jarbas da Rosa (PDT) ficou com 15,3%. Vinícius Medeiros (PSDB) alcançou 4,5%, e Cesar Schumacher (PT) apresentou 0,5%. Sobre a certeza de voto, 49,8% dos entrevistados afirmam que é certo que irão votar no candidato escolhido na primeira simulação. Outros 36,8% acreditam que podem mudar o voto ao longo da campanha. Indecisos (Não sabe) aparecem com 13,5%.
COM OS VICES – No cenário estimulado com os candidatos a vice-prefeito evidencia-se, também, um empate técnico entre as chapas. Jarbas da Rosa (PDT) e Isabel Oestreich (PDT) aparecem com 35,3%, contra 34,5% de Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (PTB). Vinícius Medeiros (PSDB) e Adilor Adams (PSDB) atingem 7,3%, e Cesar Schumacher (PT) e Rosange Lehmen de Moraes (PT) ficam com 1,5%. Brancos e Nulos somam 6,5%. Indecisos (Não Sabe) são 15%.
REJEIçãO – Na Rejeição Múltipla, onde o entrevistado pode rejeitar mais de um candidato, Cesar Schumacher (PT) tem 19,5%, Giovane Wickert (PSB) 14,5%, Jarbas da Rosa (PDT) 13,5% e Vinícius Medeiros (PSDB) 13% dos votos. Não Rejeita Nenhum 56% e Não Sabe 5,3%.

69,8% ainda não escolheram em quem votar para vereador
Os entrevistados foram perguntados, também, sobre suas escolhas para a eleição proporcional, com 27,5% afirmando que já sabem em que vão votar para vereador. O maior percentual (69,8%), no entanto, é de eleitores que ainda não sabem em quem votar na corrida por uma vaga no Legislativo de Venâncio Aires. Dos eleitores que não sabem ainda em qual candidato a vereador votar, 28,7% indicam que decidirão até 20 dias antes da eleição; 20,1% afirmam que farão a escolha até 10 dias antes da eleição; 26,2% entendem que terão a definição na semana da eleição; e 13,3% no dia da votação. Indecisos (Não sabe) são 11,8%.

FICHA DE INFORMAçõES
Período de realização da pesquisa: de 12 a 13 de agosto de 2016
Margem de erro: 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados obtidos em um intervalo de confiança de 95%
Número de entrevistas: 400
Nome do contratante: Empresa Jornalística Folha do Mate Ltda
Nome da empresa que realizou a pesquisa: Instituto Methodus
Número do registro: RS/02533/2016
Data para divulgação: a partir de 18 de agosto

Eleição para ser decidida no detalhe
José Carlos Sauer – Diretor do Instituto Methodus
De acordo com o diretor do Instituto Methodus, José Carlos Sauer, os resultados da pesquisa feita em Venâncio Aires apontam para uma eleição polarizada entre dois nomes – Jarbas e Giovane -, mas em razão dos 36,8% de eleitores que afirmam que podem mudar o voto ao longo da campanha e dos 13,5% que não sabem em quem votar (total de 50,3%), a migração de votos é possível. “Chegamos a este percentual de 50,3% levando em conta a pergunta sobre a certeza do voto. Hoje, o cenário é este, porém temos que aguardar o andamento da campanha para ver se a tendência se confirma”, argumenta Sauer.
Ele também salienta que é uma surpresa o percentual de 7,3% obtido por Vinícius Medeiros nesta amostragem “por se tratar de um candidato novo, que ainda não havia se apresentado para uma disputa eleitoral”. Sauer destaca ainda que quase 100% dos cenários da pesquisa evidenciam o equilíbrio entre os candidatos do PDT e PSB. “O empate técnico está bastante claro. Em um ou outro quesito, um ou outro candidatos tem uma certa vantagem, mas no final está muito equilibrado. Neste momento, podemos dizer que é uma eleição para ser decidida no detalhe, com vitória para quem tiver mais capacidade de apresentar propostas convincentes ao eleitorado”, conclui.






