
Embora o prefeito eleito de Venâncio Aires, Giovane Wickert (PSB), prefira manter a cautela e não confirmar nomes para a composição de seu secretariado antes de dezembro, algumas especulações ganham força nos bastidores da política local. Uma reunião entre Wickert e o vice-prefeito eleito, o petebista Celso Krämer, deve ocorrer hoje para encaminhar alguns nomes que possam fazer parte do primeiro escalão.
Integrantes da equipe de transição formada por Giovane Wickert aparecem como os mais cotados a vagas no secretariado. Marion Kist, que acompanhou o socialista durante toda a campanha em casos jurídicos, pode ser anunciada Procuradora-Geral do Município. Jeanine Benkenstein, de acordo com as ‘apostas’, disputa ao cargo de secretária da Fazenda. Jeanine é noiva de Nilson Lehmen (PMDB), que mesmo tendo seu partido na base de apoio à candidatura do tucano Vinícius Medeiros, preferiu caminhar ao lado de Wickert.
Dário Martins, que já foi secretário da Agricultura, pode voltar a comandar a pasta. Ele também faz parte da comissão de transição, o que, supostamente, indicaria a sua preferência, já que o prefeito eleito não se cansa de dizer que o setor produtivo será prioridade em seu governo. Presidente do PSB, Nestor de Azeredo é outro que deve aparecer no primeiro escalão. A função que mais ‘casaria’ com o seu perfil seria a de chefe de gabinete. E, por fim, na lista dos nomes que mais vêm à tona quando o assunto é secretariado, surge Telmo Kist (PSD), político com extrema bagagem e que não concorreu à reeleição para a Câmara de Vereadores. Pode ser anunciado como secretário de Cultura ou de Planejamento.
CRISE – Conforme Giovane Wickert, “não há porque especular nomes, já que isso gera crise e pode frustrar quem tem seu nome indicado para este ou aquele cargo”. O socialista vem analisando, nos últimos dias, mais de 50 currículos que foram remetidos pelos presidentes de partidos que apoiaram a sua candidatura. “Foram [os currículos] comigo para Brasília, quando participei do seminário proposto pela Confederação Nacional dos Municípios para os novos gestores. A primeira vez que manuseei eles foi no quarto do hotel onde estava hospedado. Precisamos de tranquilidade e participação de todos nesse processo”, reforça.
Os primeiros nomes devem ser anunciados oficialmente no início de dezembro, provavelmente em uma coletiva para a imprensa. Esta é a intenção do novo administrador, que sobre o seu primeiro escalão informa apenas que tem “um nome encaminhado na cabeça e que pretendo fazer o convite”. Os presidentes das legendas que estiveram ao lado do prefeito eleito na campanha serão chamados para opinar sobre possíveis indicações. “São situações que temos de levar em conta o perfil de cada um, a afinidade com outra pessoa que pretendemos colocar para dar suporte e por aí vai”, despista Giovane Wickert.