Foto: Vanessa Behling / Folha do MateO casal de Vila Mariante, Rose Mari Pereira e Antônio Carlos Brandão, enfatizou a importância de votar, apoiar e beneficiar a agricultura familiar
O casal de Vila Mariante, Rose Mari Pereira e Antônio Carlos Brandão, enfatizou a importância de votar, apoiar e beneficiar a agricultura familiar

A aposentada Lia Niedermayer, de 54 anos, confirmou seu voto no processo estadual da Consulta Popular ontem. Assim como a moradora do bairro Coronel Brito, centenas de pessoas já registraram seu voto no primeiro dia do processo, que define as demandas prioritária da região no Orçamento do Estado de 2017.

Lia conta que participa todos os anos e sempre vota em demandas que contemplem as áreas de saúde, educação e também em melhorias de estradas. No entanto, neste ano, sua escolha foi pelo programa que prevê apoio ao desenvolvimento da produção leiteira e da pecuária familiar. A opção foi a mesma do casal de Vila Mariante, Rose Mari Pereira, 49 anos, e Antônio Carlos Cassemiro Brandão, 56. De acordo com eles, o processo é importante para que o Governo escute e veja o que é importante para a população. Além disso, Antônio ainda enfatiza que é fundamental o apoio ao setor leiteiro “já que vemos tantos problemas, como adulterações, fraudes, e com isso, se está incentivando uma produção mais adequada, com uma melhor infraestrutura para os produtores. Pois sem a agricultura, a cidade não se desenvolve, não se alimenta.”

Além da demanda escolhida pelos venâncio-airenses, ainda constam na cédula outras oito opções que preveem incentivos para a área rural. A outra se refere a estudos sobre o turismo no estado. A votação segue até esta quinta-feira, 7. Em Venâncio, há cinco pontos fixos de votação, onde os eleitores, munidos da carteira de identidade ou título de eleitor, assinam uma lista e escolhem a demanda para qual destinarão seu voto. Voluntários da Câmara de Vereadores, do Lions Melvin Jones e do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) estão ao longo do dia, até às 17h, nas duas praças centrais, na Prefeitura, no Sindicato Rural, na Emater e na Secretaria de Agricultura. 

Foto: Vanessa Behling / Folha do MateLia Niedermayer, assim como em todos os anos, confirmou, ontem, seu voto no processo consultivo estadual
Lia Niedermayer, assim como em todos os anos, confirmou seu voto no processo consultivo estadual

Além de votar nos pontos fixos, é possível participar pelo site www.consultapopular.rs.gov.br ou ainda através do envio de mensagem pelo celular (veja abaixo). Em um dos pontos visitados pela reportagem da Folha do Mate, nesta terça-feira, 5, mais de 200 votos haviam sido coletados no local.

Para o Vale do Rio Pardo, está previsto o destino de R$ 1.862.126,71 do Governo do Estado para contemplar as demandas consideradas prioritárias na Consulta Popular. Para participar do rateio do recurso, Venâncio precisará registrar a participação de 4% do total de eleitores, ou seja, 2.253 pessoas, para depois alcançar um percentual em relação aos quatro programas mais votados, que serão os eleitos.Realizada a votação e apurados os votos, os resultados são remetidos para a Secretaria Estadual do Planejamento e Desenvolvimento Regional, responsável pela elaboração do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA).

SMS/TORPEDO

O voto pode ser dado através de aparelho de celular, mandando mensagem para o número 28908 com os seguintes dados:- a palavra chave: rsvoto (pode ser MAIúSCULO ou minúsculo)- o número do título de eleitor- o número do programa escolhido- e entre uma informação e outra usar o separador #- exemplo: RSVOTO#Nº do título de eleitor#Nº do programa (de 1 a 10) * Não haverá cobrança pelo envio do SMS/torpedo, sendo essa despesa paga pelo pacote do Governo com as operadoras.