Um procedimento inédito foi realizado durante a madrugada deste domingo, 27, no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), em Venâncio Aires, em um paciente que estava há 13 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em estado grave, por conta de complicações pelo coronavírus.
De acordo com o médico Cláudio Rodrigues, que coordenou a vinda de uma equipe de cinco profissionais especializados do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, o homem de 42 anos já não respondia ao tratamento convencional de ventilação mecânica e a família decidiu custear a intervenção particular.
Foi instalada ao paciente uma máquina de oxigenação por membrana extra corpórea. Dessa forma, explica Rodrigues, foi possível oxigenar e remover o gás carbônico do sangue do homem, de forma independente dos pulmões, enquanto estes se recuperam da doença. O sangue foi transportado por duas cânulas, uma na perna e outra no pescoço do paciente.
Conforme o médico, o procedimento durou cerca de quatro horas e o tratamento não é definitivo, ou seja, funciona como um suporte para a recuperação do tecido pulmonar. Cláudio Rodrigues destaca que esta é mais uma alternativa no tratamento da Covid-19, quando há indicação específica.
É utilizada normalmente em casos de doenças pulmonares e cardíacas graves, e tem apresentado bons resultados em pacientes confirmados para o coronavírus em estado grave, intubados e na UTI. Depois da instalação do equipamento, o paciente foi transferido para o Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, pois precisa de acompanhamento contínuo do responsável pela máquina.