

Um projeto desenvolvido com estudantes das séries iniciais da Escola Estadual de Ensino Médio Sebastião Jubal Junqueira, de Vila Deodoro, foi escolhido para representar a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) na estande ‘Educação no campo’, na 41ª Expointer, realizada de 25 de agosto a 2 de setembro, em Esteio.
A diretora da escola, Ana Carla Wünsch e a aluna Lunara Lopes de Mello apresentaram o projeto ‘Vamos tomar um chima? Da planta ao chimarrão’. Ao todo, 15 escolas do Rio Grande do Sul expuseram seus trabalhos na feira.
O projeto surgiu após a visitação dos alunos na Escola do Chimarrão. Segundo a diretora da escola, Ana Carla Wünsch, a visita gerou muita curiosidade dos alunos para saber como funcionava o processo para produção da erva-mate. “As professoras desenvolveram com os alunos todo o processo de produção da erva-mate, desde o plantio até a composição da logomarca para a embalagem”, destaca.
Os estudantes fizeram todo o processo de preparação da erva-mate desde o plantio até a criação da embalagem. O trabalho foi aplicado nas turmas de 1º, 2º e 3º ano no ensino fundamental e teve a orientação das professoras Liviane Cristina Keller e Ilene Terezinha Siebeneichler.
Cerca de 45 estudantes fizeram o plantio de mudas de erva-mate na escola, sapeco, desidratação, socagem/trituração, preparação do chimarrão, degustação e escolheram por meio de um concurso a logomarca da embalagem do produto produzido pelo grupo. O nome escolhido foi ‘Erva-mate Sebastião’.
