Uma breve solenidade na Prefeitura de Venâncio Aires entregou, na última semana, a premiação do Concurso Agrinho 2014. Na presença do prefeito Airton Artus, do secretário de Educação, Emerson Henrique, do presidente do Sindicato Rural, Ornélio Sausen, e do supervisor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS), Ricardo Lopes de Almeida, a professora Moira Poema Closs, da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Bela Vista, foi homenageada. Entre centenas de trabalhos inscritos, o projeto pedagógico “Trabalho e Consumo”, que ensinou alunos do Pré-B a origem do dinheiro e como cuidá-lo, economizando recursos e respeitando o meio ambiente, conquistou o primeiro lugar na etapa regional e terceiro no Rio Grande do Sul.

Entre mais de dois mil trabalhos inscritos, o projeto da Capital do Chimarrão venceu a etapa regional, conquistando um notebook para a professora e um aparelho de DVD para a escola. A conquista a nível estadual rendeu uma caderneta de poupança no valor de R$ 2.000,00 para a professora e um projetor LCD para a escola. Durante a cerimônia, o supervisor do Senar elogiou Venâncio Aires, que participa do concurso desde 1994 com excelentes projetos de valorização do meio ambiente e do meio rural. “é uma satisfação participar da entrega dos prêmios, que representam a colheita do esforço e dedicação das professoras e dos alunos”, destacou Almeida.

O projeto Agrinho, que tem a parceria do Sindicato Rural, tem o objetivo de desenvolver ações que propiciem o despertar da consciência de cidadania, além do acesso a informações relativas à saúde e à preservação do meio ambiente no meio rural. Por meio de revistas educativas com as aventuras do personagem Agrinho, alunos e professores também trabalham temas como cidadania de forma transversal às disciplinas escolares.

O prefeito Airton Artus e o secretário Emerson Henrique salientaram o trabalho dos educadores do município, reconhecido através de prêmios por todo o Estado. Para o prefeito, mais do que o prêmio Agrinho, o projeto “Trabalho e Consumo” representa a inserção da criança nas disciplinas de educação fiscal, incentivando o consumo consciente e valorizando o trabalho dos pais e professores desde a primeira infância.