O Brasil tem até o ano que vem para decidir o que as crianças e os jovens devem aprender em cada etapa do ensino básico, que vai da educação infantil ao ensino médio. A definição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está prevista em lei, no Plano Nacional de Educação.
Uma primeira proposta está disponível na internet, através do site (basenacionalcomum.mec.gov.br). Por meio da plataforma digital, a população pode incluir itens no documento até 15 de dezembro. Depois, o Conselho Nacional de Educação tem até março de 2016 para analisar e modificar o texto cuja versão final deverá ser entregue em junho.
O assunto esteve em pauta na noite da quarta-feira, 18, durante conferência regional promovida pelo Conselho Municipal de Educação junto à Câmara de Vereadores de Venâncio Aires. A temática foi abordada pela professora Marcia Adriana de Carvalho, que é representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) na Comissão Estadual sobre a BNCC.
Ela destacou que para contribuir na construção da Base Nacional Comum Curricular é importante conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, que hoje regem o currículo escolar no Brasil mas são desconhecidas por muitos profissionais da área educacional.
IMPORTâNCIA DA PARTICIPAçãO
Marcia salientou que discutir a BNCC é discutir o futuro da educação no país, pois os conteúdos definidos na Base Curricular vão ocupar 60% da carga horária dos estudantes. No restante do tempo, as próprias redes de ensino poderão definir o que ofertar – desde conteúdos regionais, atividades extras a formação técnica, por exemplo.
A palestrante também ressaltou que os profissionais da área educacional precisam estar atentos à discussão sobre a BNCC e participar com críticas e propostas, inclusive para que não venham a ser tachados de omissos no processo que vai determinar o currículo mínimo para todos os alunos das 190 mil escolas de educação básica do país. Para a data de 1º de dezembro está prevista mobilização em todo o território nacional para discussão do texto da BNCC. A campanha incluirá anúncio na televisão nos dias anteriores.