As ‘máximas’ de Pedro, filho dos professores da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Demétrio de Azeredo Soster e Fabiana Piccinin, viraram livro que será lançado no dia 12 de dezembro.

O evento será na Cafeteria Iluminura em Santa Cruz do Sul, a partir das 10h. A obra ‘Pérolas de Pedro’ (editora Cartarse, 2015), com organização de Demétrio e Fabiana, reúne em 87 crônicas, histórias e falas entre o menino e os pais. A capa e ilustrações são do artista gráfico Gabriel Renner e o prefácio do escritor Carlos Urbim que faleceu, recentemente.

Foto: Reprodução FM / DivulgaçãoObra vai ser lançada em 12 de dezembro
Obra vai ser lançada em 12 de dezembro

Segundo Demétrio, desde o ano de 2012, quando Pedro tinha quatro anos, foi criado o hábito de anotar as frases que o menino dizia em acontecimentos diários. Os pais passaram a compartilhá-las no ‘Facebook’ o que gerou diversas curtidas e comentários. “Começamos a notar que as falas e histórias chamavam atenção das pessoas. Elas nos questionavam o porquê de não transformar isso em um livro.”

De acordo com ele, a ideia amadureceu, e como o casal criou a editora Catarse este ano, as histórias viraram livro que é uma forma de eternizar a infância de Pedro, que tem sete anos. “A obra tem falas desde que o Pedro tinha quatro anos até há pouco tempo. O livro ficou muito legal com tratamento estético e figuras. Surgiu pelo apelo da popularidade.”

Após o lançamento, a obra será vendida ao preço de R$ 25 na Cafeteria Iluminura, na Livraria Campus da Unisc, em Porto Alegre e em Venâncio Aires (ainda sem local definido). O livro também será comercializado pela internet.

TEATROPara o próximo ano, Demétrio destaca que a ideia é transformar o livro em peça teatral. “Iremos ainda pensar em um roteiro e fazer a seleção para o grupo.”

Estamos ansiosos para o laçamento do livro. Foi um trabalho muito legal e divertido,Demétrio de Azeredo Soster, professora da Unisc e um dos organizadores do livro