Em Assembleia Geral realizada nesta quinta-feira, 7, em Porto Alegre, professores e funcionários de escolas decidiram pela suspensão da greve. O retorno às aulas ocorre na segunda-feira, 11. A greve realizada pelos educadores desde o dia 13 de maio, completou 54 dias de paralisação, a maior dos últimos 25 anos e mobilizou quase 200 escolas.
Na ocasião, os educadores aprovaram um documento enviado pelo governo, após reunião com o Comando de Greve do Cpers. O documento garante avanços conquistados através da resistência dos educadores como a revogação do Difícil Acesso, a garantia do pagamento dos dias parados dos grevistas e o comprometimento do governo em não criminalizar o movimento dos estudantes que realizaram as ocupações e dos educadores que que aderiram à greve.
Outra votação realizada durante a Assembleia foi a da pauta de mobilizações da categoria. O Cpers orienta a direção de todos os Núcleos que, a partir da Gestão Democrática, iniciem a organização do calendário de recuperação dos dias letivos e das horas aulas, os quais devem ser aprovados pelos Conselhos Escolares e encaminhados às Coordenadorias Regionais de Educação – CREs.
Em Venâncio não houve adesão a paralisação. Somente alunos da Escola Monte das Tabocas realizaram uma caminhada em apoio a categoria.