Professores da rede estadual de ensino de Venâncio Aires, com o apoio do 18º Núcleo do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers/Sindicato), realizaram ato público em defesa da categoria e da educação. A atividade ocorreu na tarde dehoje, 20, em frente à Igreja São Sebastião Mártir, e também contou com a presença de estudantes.
Durante o ato, várias integrantes da categoria tiveram a oportunidade de explanar as demandas do sindicato e as suas preocupações em relação ao futuro.
A categoria reivindica o fim do parcelamento dos salários, cumprimento da Lei do Piso e reajuste de 13% dos vencimentos, além do convênio do Instituto de Previdência do Estado (IPE) com pleno atendimento e sem aumento de descontos. Os profissionais também demonstram preocupação com o Projeto de Lei 44/16, do Governo Sartori, que afirmam representar uma forma de privatização das instituições de ensino.
MONTE DAS TABOCAS
Na Escola Monte das Tabocas, cujos alunos promoveram manifestação na terça-feira, as aulas seguem de modo normal desde quinta-feira, mas, em paralelo, a comunidade escolar tem promovido uma série de atividades com foco na reflexão.
Durante a quinta-feira e sexta-feira, com o apoio de profissionais da escola, uma comissão de alunos promoveu encontros os demais estudantes da instituição, com o objetivo de explicar as razões do movimento e explanar sobre cidadania.