
“Sou colono e motorista.” Assim se autodefine José Reinaldo Kaufmann, 54 anos, que desde criança, quando saiu de Passo do Sobrado com a família, mora na Linha Bela Vista, em Venâncio Aires. Ele sempre aliou as duas profissões, o que já tinha sido feito pelo pai e atualmente também pelo irmão.
Kaufmann produz cerca de 50 mil pés de tabaco por safra. Mas não é apenas a própria produção que ele leva até a Alliance One, fumageira da qual é parceiro. Ele busca o fumo em outras propriedades de Venâncio e também de municípios como Bom Retiro do Sul, Taquari, Vale Verde e General Câmara. Para as mesmas, ele leva os insumos necessários para a produção.
O caminhão de Kaufmann é um modelo 1620 Mercedes Benz ano 1998, que comporta 14 toneladas. Em quase 20 anos só com esse veículo, o caminhoneiro não sabe precisar quantas toneladas de tabaco já transportou. “É muita coisa. E antes dele ainda tive outros caminhões, sempre levando fumo”, conta.
Talvez a matemática seja realmente difícil de responder, já que quando o assunto é tabaco estamos falando da principal fonte de renda para cerca de 4.320 produtores de Venâncio Aires, segundo estimativa da Afubra.
Só em 2018, José Kaufmann e o irmão Pedrinho já transportaram 770 toneladas de tabaco. Além deles, são cerca de 150 transportadores parceiros da Alliance One. Segundo o supervisor de produção da fumageira, Claudionor Turchiello, é preocupação constante para que todos os caminhoneiros estejam atuando de acordo com a legislação. “Hoje a grande dificuldade é atender a burocracia que abrange o transporte. Mas nosso jurídico está sempre antenado e todos os transportadores são avisados para qualquer alteração e adequação.”