A partir desta terça-feira, 20, a caminhada em busca da alfabetização passa a ser realidade para mais 133 venâncio-airenses. O número representa o total de alunos já inscritos para a quarta edição do programa “Alfabetizar: Um novo mundo que se abre”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação. Os estudantes serão distribuídos em 14 turmas na cidade e no interior, com aulas bissemanais em horários combinados conforme a disponibilidade de cada grupo de estudantes. As aulas iniciam nesta terça-feira nos bairros Macedo, Santa Tecla e Aviação, Vila Estância Nova e Linha Itaipava das Flores, sempre a partir das 19h. Nos demais locais, o início ocorrerá até o dia 27.
Cada turma ficará sob responsabilidade de um alfabetizador escolhido via processo seletivo, que recebe bolsa auxílio-mensal de R$ 400 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e passou por processo de formação para ministrar as aulas. Já os estudantes, que necessitam ter mais de 15 anos para se habilitar ao curso, tem material escolar, alimentação e transporte coletivo assegurados pela Secretaria Municipal de Educação. O programa tem duração de oito meses, com previsão de formatura para janeiro do próximo ano.
Do total de inscritos até o momento, 70 são moradores da área urbana e 63 residem na zona rural do município. As turmas na cidade serão compostas por até 14 alunos, enquanto no interior o número fixado como limite pela Secretaria foi de sete estudantes. A meta do “Alfabetizar: Um novo mundo que se abre”, que em três anos já alfabetizou 218 pessoas, é ampliar o índice em Venâncio Aires, que hoje chega a 96% da população com mais de 15 anos de idade.
Conforme a secretária de Educação, Rosange Lehmen de Moraes, novos interessados ainda podem ser encaminhados para frequentar as aulas. “Queremos que quem conhece pessoas que necessitam ser alfabetizados os motive a procurar a Secretaria”, enfatiza. “Nosso intuito é conseguir erradicar o analfabetismo no município. Não somente pelos índices, mas pelo direito de cada cidadão à alfabetização”, encerra. O encaminhamento das inscrições pode ser feito na Secretaria de Educação, com as coordenadoras do Alfabetizar, Bruna Wollmann e Sandra Dornelles, ou pelo telefone 3983-1085.
Localidades onde ocorrerão as aulas:
*Bairro Aviação (Emef Dois Irmãos)
*Bairro Cidade Nova (Emef Cidade Nova)
*Bairro Coronel Brito (Comunidade Nossa Senhora Rainha)
*Bairro Macedo (Emef José Duarte de Macedo)
*Bairro Santa Tecla (Emef Benno Breunig)
*Linha Campo Grande (residência de Marcelina de Azevedo)
*Linha Canto do Cedro (Emef Venâncio Aires)
*Linha Cipó (casa do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti)
*Linha Hansel (Emef Dom Pedro II)
*Linha Itaipava das Flores (residência de Rosemeri de Azevedo)
*Linha Sapé (local a definir)
*Linha Taquari Mirim (Comunidade Nossa Senhora do Rosário)
*Vila Deodoro (Escola Sebastião Jubal Junqueira)
*Vila Estância Nova (local a definir)