Foto: Alan Faleiro / Folha do MateLuan, Alex e Jonas planejaram empresa de publicidade para divulgar produtos pensados por colegas
Luan, Alex e Jonas planejaram empresa de publicidade para divulgar produtos pensados por colegas

A partir de parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Escola Estadual de Ensino Médio Wolfram Metzler, do bairro Bela Vista, realizou ontem, 27, a sua Feira do Empreendedor. A ação faz parte das atividades do programa Despertar, desenvolvido na instituição de ensino com o objetivo de estimular o empreendedorismo entre 41 jovens estudantes das turmas do 1º e 2º ano do Curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio. 

Aberta à comunidade, a feira expôs os trabalhos e produtos desenvolvidos pelos participantes no decorrer do segundo semestre deste ano, quando foram realizados 11 encontros presenciais e atividades de campo onde os alunos receberam ensinamentos sobre empreendedorismo.

Na feira, estiveram expostos, e também disponíveis para comercialização, produtos como rapaduras, trufas, sucos, sabonetes de ervas naturais, acessórios de beleza e camisetas personalizadas. Também foi pensada uma empresa de publicidade para preparar materiais de divulgação dos produtos. Além disso, ontem, foram promovidas atividades de recreação, como aulas de slackline e jogos infantis.

PRIMEIRAS NOçõES

Os alunos Luan Alves (18), Alex Ruppental (15) e Jonas da Silveira Levino (17) participaram do programa e pensaram a AJL Produções, uma empresa de publicidade para trabalhar a imagem dos produtos dos demais colegas. “Tivemos uma noção de tudo que precisamos pensar na hora de empreender, como custos, materiais utilizados, valor a ser cobrado pelo produto ou serviço e mesmo a viabilidade do negócio”, diz Jonas.

As professoras que auxiliaram os alunos, Deise Hickmann, Claudia Lúz, Graziela Pankowski e Sofia Hoffmann relatam que o curso foi um estímulo para despertar o espírito empreendedor dos alunos, que já pensam em dar continuidade aos trabalhos e abrir o próprio negócio.