Há um ano, Venâncio Aires conquistou a habilitação para gerenciar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que compra a produção diretamente da agricultura familiar para atender famílias carentes e entidades assistenciais. O PAA Municipal dá continuidade ao programa desenvolvido entre os meses de junho de 2012 e julho de 2013 pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
“O programa é muito bom, pois ajuda no orçamento doméstico, e, com isso, não preciso gastar o dinheiro na compra de alimentos e posso utilizá-lo para atender outras necessidades para a casa”. A afirmação é de Maria dos Santos, moradora do bairro Santa Tecla, que é uma das beneficiadas pelo PAA, ao falar sobre a importância do programa na vida de sua família.
Moradora da Vila Gressler, Maria Solange Saldanha, também está satisfeita com o programa. Ela afirma que por problemas de saúde não consegue trabalhar, somente o marido e, mesmo que receba os alimentos somente uma vez por mês, ela garante que isto faz diferença.
Administração local é uma das mudanças
“O que mudou foi a questão administrativa. Atualmente, a prestação de contas, o pagamento ao fornecedor, o controle dos que fornecem o produto é feito aqui dentro do município”, destaca o secretário municipal de Agricultura, Fernando Ribeiro Heissler, ao falar sobre o gerenciamento do PAA Municipal. Ele acentua que a administração local facilitou bastante porque a resposta é imediata no momento em que houver algum conflito entre um produtor que fornece e a entidade que recebe. “Isto nos proporciona uma segurança muito grande, em relação à resolução dos problemas que possam ocorrer.”
Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 14/08/2014.