“O meio ambiente começa no meio da gente”. Este é o tema que se constitui sete sub projetos desenvolvidos pelas turmas da escola São Luiz, localizada em Vila Santa Emília. Todos os alunos, Educação infantil até o 3º Ciclo, já a partir da matrícula escolar, têm oportunidade de conhecer e participar. Os projetos de dividem em: O Lixo, o Ajardinamento, a Horta Escolar, a Patrulha Ambiental, o Relógio do Corpo Humano e Cuidando do Arroio Grande.

Por meio das ações que visam a melhoria e qualificação do meio ambiente escolar, familiar e comunitário, a escola busca a melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar. E este é o objetivo principal do projeto, conforme a diretora Zeni Regina da Silva.

Foto: Divulgação / DivulgaçãoDavid auxiliou estudantes no plantio
David auxiliou estudantes no plantio

Segundo a diretora, neste ano, mais uma vez, a escola conta com parceiros que vêm auxiliar quando necessário.

Um exemplo é David Artur Correia Lima, venâncio-airense atualmente residindo no Distrito Federal. Ele ficou a par das atividades desenvolvidas pela escola São Luiz através de reportagem da Folha do Mate e prontamente engajou-se à causa escolar. Em maio deste ano, sua esposa Sara e sua mãe, Mariangelina, conheceram a escola e a aplicação dos projetos. Neste mês, foi David quem veio e que veio pessoalmente, trazer sua contribuição. Através da doação de diferentes espécies nativas e frutíferas ratificou sua integração ao projeto escolar. Realizou o plantio destas mudas juntamente com os alunos.

Neste mesmo mês, uma parceria com a empresa CTA oportunizou o plantio de 300 mudas de árvores nativas, doadas pela empresa. Os estudantes do 3º Ciclo C, responsáveis pela ação “Cuidando do Arroio Grande”, deslocaram-se até a propriedade de Orlando Freitag e, na presença da representante da Emater, plantaram várias mudas às margens do Arroio Grande.