A Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Turismo celebrou nesta terça-feira, 10, a renovação do contrato para a manutenção em Venâncio Aires do Projeto Cestinha, comandado pela Unisc. O termo foi firmado entre o secretário Lucas Ferreira, o pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias da universidade, ângelo Hoff, e o coordenador do Cestinha, Gilmar Fernando Weis. Com isso, o projeto, iniciado em 2009 no município, vai para seu sétimo ano consecutivo de atuação na Capital do Chimarrão.
A manutenção do projeto assegura aulas de basquete em turno oposto ao escolar para cerca de 300 estudantes. Os núcleos estão localizados nas escolas Odila Rosa Scherer, do bairro União, 11 de Maio, do bairro Coronel Brito, e Cidade Nova, da localidade homônima. Os treinamentos devem ser recomeçados nos próximos dias, seguindo a prática de reinício das atividades somente após o início do ano letivo para os estudantes nas escolas.
A promoção do esporte e da inclusão social feita pelo Cestinha tem auxiliado na formação de atletas de alto desempenho no município. Em 2014, parte dos garotos que participam do projeto integraram o time da escola Cidade Nova que se sagrou campeão estadual dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs), na categoria Infantil Masculino. O título recompensou o esforço dos estudantes, que vinham treinando junto desde 2010, quando foi implantado um núcleo do projeto na escola.
Segundo Henrique Silva, que coordenou o Departamento Municipal de Esportes em 2014, dois atletas do bairro Cidade Nova vem se sobressaindo no basquete em suas categorias. Um deles é Tiago Daniel Dias, considerado hoje o principal atleta da categoria Sub-13 no país e que está cotado para defender o Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte (MG). Outro nome de destaque é Paulo Rogério dos Santos Júnior, integrante da equipe Sub-14 do Cestinha que foi vice-campeã do Encontro Sul-Americano de Basquete de 2014.
ESCOLINHA GRATUITA
Em outra frente, a prática do basquete pelos jovens está sendo incentivada em Venâncio Aires pelo Esporte Clube Guarani. O clube, com apoio da Administração Municipal, inicia nesta semana seu projeto de escolinhas da modalidade, para garotos e garotas dos 7 aos 17 anos. Os treinos são gratuitos e acontecem no ginásio da Coopeva, às terças (das 15h às 17h), quartas (13h às 15h) e quintas-feiras (15h30min às 17h30min), sob comando do técnico Athos Calderaro e coordenação do multicampeão atleta Rogério Klafke.