
Desde dezembro de 2016, a Organização Não Governamental (ONG) Alphorria, de Venâncio Aires, estava participando da seleção para concorrer ao Prêmio Empreendedor Cultural com o projeto ‘A arte a serviço na Alphorria’. Nesta quarta-feira, foram divulgados os vencedores, onde a entidade venâncio-airense – primeira do município – está entre as contempladas na 3ª edição. A quantia inscrita pela ONG é de R$ 30 mil.
De acordo com o produtor cultural, Everton Teixeira, da Bola Cultural, a intenção, quando o projeto foi inscrito, era de fortalecer e tornar a ONG reconhecida por sua atuação, além de contribuir para as ações. Com a conquista do prêmio, segundo Teixeira, a intenção é que as atividades que incluem oficinas de percussão, dança, capoeira, culinária afro e beleza negra, passem a ser ofertadas a partir de abril de forma gratuita. Além disso, será produzida uma intervenção artística pela Alphorria.
Antes de estar entre os premiados, o projeto precisou passar por três etapas, onde a primeira era a análise da Comissão Curadora, responsável por analisar os projetos, na segunda pela Comissão de Premiação e, na última, a etapa com a análise dos documentos.
Conquistar o prêmio é revigorante e estimulante, pois reforça nossos mantras de olhar com respeito e carinho qualquer manifestação cultural
Segundo a diretora do Departamento de Formação da ONG Alphorria, Ana Lúcia Landim, o Prêmio Empreendedor Cultural é uma conquista. “Esse prêmio é um reconhecimento, é um olhar diferenciado para as entidades”, diz. Além disso, ela destaca a importância da iniciativa, e lembra, que a ONG realiza um trabalho durante o ano todo e está sempre buscando o melhor. A partir de agora, o grupo juntamente com a produtora cultural deve se reunir para definir os próximos passos de quando começará o projeto, de que forma será realizado, qual será o público-alvo de cada oficina.
Everton Teixeira explica que ter um projeto, quanto produtora, selecionado é gratificante: “Pois nós vemos o papel de impulsionar a cultura, os fazeres e as vivências culturais, em específico da ONG Alphorria que faz um trabalho maravilhoso quase sempre de forma voluntária”, diz.
A partir de agora, o produtor cultural segue acompanhando a execução do projeto e, após, faz a prestação de contas.
Projetos contemplados-Horizonte de Neon – Canoas-A Arte a Serviço da Alphorria – Venâncio Aires -Fronteira Criativa – Santa do Livramento-Pé de Vela – Arte e Sustentabilidade – Esteio -Periferia em Movimento – Canoas-Produçãors.com.br – Dois Irmãos -Ruas Cobertas de Crianças – Mostra de produção musical autoral infantil gaúcha – São Leopoldo