A Prefeitura de Venâncio Aires anunciou nesta sexta-feira, 17, a continuidade do processo de desassoreamento e limpeza do Arroio Castelhano. A confirmação veio

durante reunião entre o prefeito Airton Artus e o secretário municipal do Meio Ambiente e Geral de Governo, Tiago Quintana, com equipe técnica da Prefeitura. O trabalho será concentrado em sete pontos distintos, com a contratação de até mil horas de dragagem e limpeza de até dois mil metros cúbicos, com a retirada de itens como galhos e madeiras que estão no leito do arroio.
Conforme o secretário Tiago Quintana, a continuidade foi definida após os resultados positivos conquistados com a primeira etapa do desassoreamento. Esta foi realizada no último ano, com a contratação de 200 horas de dragagem e retirada de 700 metros cúbicos de rejeito. “A Prefeitura vai ampliar o trabalho iniciado no último ano. Nosso projeto é de tornar este um processo contínuo, com a execução de ações planejadas e frequentes de limpeza e desassoreamento”, frisa Quintana.
As licitações para a contratação das empresas responsáveis serão feitas na modalidade Registro de Preço. A escolha permite à Prefeitura executar o trabalho com mais tranquilidade, evitando que o mau tempo atrapalhe a continuidade do serviço. O secretário Quintana acredita que os trabalhos iniciem até o final deste ano. O processo se concentrará no perímetro urbano, em pontos entre as localidades de Passo das Pedras e bairro Battisti. DIAGNóSTICO E MONITORAMENTO
De forma complementar, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente está buscando recursos para a contratação do Plano de Controle de Inundações. O planejamento seria feito pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Conforme a assessora Gabriela Graef, o plano custa R$ 845 mil, pois não contempla a área de drenagem. Os recursos estão sendo buscados através do Ministério da Justiça e da Corsan, através do Fundo de Gestão Compartilhada.
Já a Defesa Civil analisa a instalação de uma Estação de Medição Fluvial, que possibilitaria o acompanhamento do volume e velocidade da água no Arroio Castelhano. Conforme o coordenador do órgão no município, Paulo Landim, o equipamento pode dispor de informações em tempo real na internet. A Estação disporia de dois pontos de medição, localizados próximo à localidade de Monte Alverne, em Santa Cruz do Sul, permitindo calcular com precisão em quanto tempo as águas decorridas de chuvas naquele local chegariam até Venâncio Aires.