No próximo sábado, 23, o auditório da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires sedia a formatura dos 104 alunos participantes do projeto educacional Alfabetizar: um novo mundo que se abre. Durante oito meses, jovens, adultos e idosos não-alfabetizados tiveram a oportunidade de frequentar a escola e aprenderam a ler e escrever. A formatura inicia às 13h30min e vai contar com a presença de autoridades e familiares dos formandos. Em sua segunda edição, o projeto teve a participação de oito turmas no interior, somando 64 alunos, e quatro turmas na área urbana, com 40 pessoas.
A implantação do projeto no município ocorreu em outubro de 2010. Na oportunidade, 210 alunos conquistaram a sua alfabetização. A secretária de Educação, Marione Drebel, destaca que os trabalhos do Alfabetizar acontecem de acordo com a realidade dos alunos. “Erradicar o analfabetismo no município é o sonho de todos nós. Trabalhamos com responsabilidade e simplicidade o respeito aos alfabetizados, e acima de tudo compartilhamos com eles a alegria da vitória da alfabetização e da inclusão social”, considera.
Para a coordenadora do projeto, Andréia Cassuli, a segunda edição do Alfabetizar é motivo de orgulho, pois está alcançando seus objetivos. “Nós trazemos essas pessoas de volta para a sala de aula. Através da escrita e da leitura, elas passam a enxergar o mundo de uma forma diferente, com novas possibilidades”, cita. Segundo ela, a próxima edição é prevista para iniciar no final de outubro. Os locais serão escolhidos conforme as necessidades e a procura dos alunos.