Foto: Alan Faleiro / Folha do MateRech destaca que objetivo é desenvolver a consciência crítica em jovens estudantes
Rech destaca que objetivo é desenvolver a consciência crítica em jovens estudantes

A edição 2016 do projeto Oratória nas Escolas, desenvolvido pela Junior Chamber International (JCI), vai trazer o tema ‘Eu Prefeito (a)’. Em Venâncio Aires, a iniciativa chega à quarta edição, que será lançada na próxima terça-feira, 3, às 19h, na Câmara de Vereadores.

Com o projeto, busca-se desenvolver a consciência crítica em jovens estudantes para que eles possam contribuir de forma positiva em suas comunidades através da propagação e multiplicação do conhecimento. Para isso, estimula-se a prática de falar em público, competência considerada necessária para diferenciar-se no mercado de trabalho.

Segundo o diretor do projeto no município, Cristiano Rech, o lançamento na próxima semana será voltado às escolas participantes, autoridades e ao público em geral. No mesmo evento, já será realizada uma capacitação em oratória para alunos de 8º e 9º anos, que será ministrada por Rech. Ele cita que a organização de líderes já atua nesta edição do projeto desde março, quando iniciou a mobilização nas escolas. Neste ano, a iniciativa deve abranger 11 instituições de ensino, das redes municipal, estadual e particular.

MULTIPLICADORES DE IDEIA

De acordo com Rech, o programa tem como base a realização de concursos de oratória em diversas etapas. Através da capacitação, estudo do tema e conscientização de sua importância, as escolas precisam escolher um jovem para elaborar um discurso encorajador capaz de multiplicar suas ideias e mobilizar o ambiente onde está inserido.

A fase municipal do concurso de oratória está marcada para o dia 7 de junho. Os três primeiros colocados recebem troféu. O primeiro ainda recebe como premiação um tablet e um curso de inglês, além de avançar para etapa regional, em Carazinho.

Rech comenta que o tema desta edição foi pensado com o intuito de aproveitar o fato de ser ano de eleições municipais para discutir o papel de um prefeito no desenvolvimento de um município. Para isso, uma das atividades do projeto será a realização de um bate-papo entre os participantes e o prefeito Airton Artus.

Para realizar o projeto, a JCI tem o apoio da Secretaria de Educação e conta com o patrocínio de Terra FM, Traço D, Fisk Centro de Ensino e House Construtora. Criada em 2011, a JCI conta com 16 membros em Venâncio Aires.